Início Geral Turismo catarinense ganha reforço com Fórum Estadual de Governanças

Turismo catarinense ganha reforço com Fórum Estadual de Governanças

Fórum Estadual de Governanças reuniu lideranças em Lages
FOTO Paulo Chagas Divulgação Notisul

O Sebrae/SC e a Secretaria de Turismo de Santa Catarina promoveram, na última semana, o Fórum Estadual de Governanças. O evento aconteceu em Lages, na Serra Catarinense, no Centroserra, e simultaneamente em outras 15 regiões do Estado. Lideranças das Instâncias de Governança Regional (IGRs) participaram das atividades, que destacaram a importância da cooperação entre municípios para o fortalecimento do turismo regional.

Planejamento conjunto para o setor

A programação contou com palestra da especialista Luciana Thomé, apresentações institucionais e dinâmicas de planejamento estratégico. O objetivo foi alinhar prioridades e criar ações conjuntas para tornar o turismo catarinense mais competitivo e sustentável.

De acordo com o Sebrae/SC, iniciativas como esta fortalecem o setor ao aproximar empreendedores, lideranças e comunidades, ampliando sua capacidade de gerar emprego e renda.

Eixos estratégicos definidos

Na Serra Catarinense, foi elaborada uma proposta de curto prazo, baseada em três grandes frentes:

  • Governança e Gestão Integrada

  • Estruturação de Produtos e Experiências Turísticas

  • Marco Regulatório e Inteligência de Mercado

Também foram discutidos temas como a regulamentação do Airbnb e dos guias turísticos, com o objetivo de oferecer mais segurança e credibilidade ao destino.

Pesquisas e fortalecimento da identidade regional

Outro encaminhamento foi a realização de uma pesquisa detalhada sobre o perfil e as expectativas dos visitantes da Serra. A coleta de dados deve servir de base para decisões estratégicas e ajudar a alinhar a oferta turística às demandas reais e potenciais.

A valorização da identidade turística da região, de forma sustentável e competitiva, também foi apontada como prioridade.

Liderança regional

Para o vice-presidente do Conserra, Henrique Folster Martins, a união entre governança sólida, produtos estruturados e regulamentação baseada em dados é essencial para o futuro do setor.

“São nessas questões, entre outras, que a entidade está fortemente atuando”, afirmou.

Sair da versão mobile