Priscila Alano
Jaguaruna
A vacina contra a hepatite B está disponível a partir deste mês em todas as unidades do Sistema Único de Saúde. Têm direito à vacina crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Para as demais faixas etárias, houve um aumento na abrangência, com foco na população mais vulnerável. Entre os grupos prioritários, estão caminhoneiros, portadores de doenças sexualmente transmissíveis e gestantes. Manicures, pedicures e podólogos também estão no rol dos novos beneficiados, assim como os profissionais do sexo e pessoas que vivem em assentamentos e acampamentos.
Em Jaguaruna, a manicure Janice da Silva Souza, afirma que toma todos os cuidados necessários para evitar a doença. “Mantenho a vacina da Hepatite B em dia. Desta forma, protejo a minha saúde e das minhas clientes também”, relata Janice, que também se preocupa em manter todos os seus instrumentos de trabalho esterilizados. Além disso, cada cliente tem o seu kit individual. “Cada um tem lixa e palito. Todos estão separados e organizados com o nome das pessoas”, esclarece.
A advogada Zelma Amandio Depieri, cliente de Janice, destaca a importância dos salões de beleza que ofertam os serviços de manicure, pedicure e pódologas serem cuidadosos quanto à higienização. “As mulheres são vaidosas, mas também olhamos estes cuidados com a esterilização. Nos sentimos seguras”, afirma Zelma.
A transmissão
A hepatite viral B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Pode ocorrer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens. Acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança, são fatores de exposição à infecção pela hepatite B.
