O comércio de materiais de construção em Santa Catarina cresceu 7,6% nos primeiros meses de 2025, segundo dados do IBGE e estudo do Sebrae SC. Esse desempenho supera a média nacional, que é de 3,8%, e coloca o estado na terceira posição em crescimento no país, atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Sul. A expansão tem refletido diretamente no fortalecimento das micro e pequenas empresas, que hoje somam mais de 18,5 mil no setor em SC.
A força do mercado imobiliário, com novos empreendimentos sendo erguidos e uma demanda constante por reformas, tem puxado a alta nas vendas de insumos como ferragens, vidros, tintas e madeira. Além disso, os consumidores têm dado preferência para compras em menor volume, mas com mais frequência, buscando agilidade e atendimento mais próximo.
Pequenos negócios são protagonistas no setor
O crescimento do setor beneficia diretamente os pequenos comércios. Das 18,5 mil empresas do ramo em Santa Catarina:
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10,6 mil são microempresas
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4,8 mil são microempreendedores individuais (MEIs)
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2,9 mil são de pequeno porte
As lojas estão concentradas, principalmente, em grandes cidades como Joinville (1.421), Florianópolis (922), Itajaí (726), Blumenau (644) e Palhoça (590). Segundo o Sebrae SC, o comércio da construção representa cerca de 9% dos 212 mil pequenos negócios do estado.
Renda maior incentiva consumo e investimento
O bom momento da economia local também é um fator decisivo. Com a menor taxa de desemprego do Brasil e o quinto maior rendimento médio, os catarinenses estão com mais dinheiro no bolso. O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destaca que isso é resultado das políticas de geração de emprego e atração de investimentos. “Com mais renda, o trabalhador investe em reformas, ampliações e até em novos imóveis”, explicou.
Lojas de bairro ganham espaço com conveniência
O estudo do Sebrae SC também aponta mudanças nos hábitos de consumo. As compras menores e frequentes favorecem os comércios de bairro, que oferecem vantagens como atendimento personalizado e entrega rápida. Essa tendência é reforçada por fatores como:
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Aumento da autoconstrução e reformas pontuais
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Fortalecimento de marcas locais
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Avanço do comércio digital
A previsão é de que o mercado imobiliário continue aquecido e que, com ele, as vendas de materiais de construção sigam em alta, com destaque para as micro e pequenas empresas que estão na linha de frente desse crescimento.