O comércio de materiais de construção em Santa Catarina cresceu 7,6% nos primeiros meses de 2025, segundo dados do IBGE e estudo do Sebrae SC. Esse desempenho supera a média nacional, que é de 3,8%, e coloca o estado na terceira posição em crescimento no país, atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Sul. A expansão tem refletido diretamente no fortalecimento das micro e pequenas empresas, que hoje somam mais de 18,5 mil no setor em SC.
A força do mercado imobiliário, com novos empreendimentos sendo erguidos e uma demanda constante por reformas, tem puxado a alta nas vendas de insumos como ferragens, vidros, tintas e madeira. Além disso, os consumidores têm dado preferência para compras em menor volume, mas com mais frequência, buscando agilidade e atendimento mais próximo.
Pequenos negócios são protagonistas no setor
O crescimento do setor beneficia diretamente os pequenos comércios. Das 18,5 mil empresas do ramo em Santa Catarina:
10,6 mil são microempresas
4,8 mil são microempreendedores individuais (MEIs)
2,9 mil são de pequeno porte
As lojas estão concentradas, principalmente, em grandes cidades como Joinville (1.421), Florianópolis (922), Itajaí (726), Blumenau (644) e Palhoça (590). Segundo o Sebrae SC, o comércio da construção representa cerca de 9% dos 212 mil pequenos negócios do estado.
Renda maior incentiva consumo e investimento
O bom momento da economia local também é um fator decisivo. Com a menor taxa de desemprego do Brasil e o quinto maior rendimento médio, os catarinenses estão com mais dinheiro no bolso. O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destaca que isso é resultado das políticas de geração de emprego e atração de investimentos. “Com mais renda, o trabalhador investe em reformas, ampliações e até em novos imóveis”, explicou.
Lojas de bairro ganham espaço com conveniência
O estudo do Sebrae SC também aponta mudanças nos hábitos de consumo. As compras menores e frequentes favorecem os comércios de bairro, que oferecem vantagens como atendimento personalizado e entrega rápida. Essa tendência é reforçada por fatores como:
Aumento da autoconstrução e reformas pontuais
Fortalecimento de marcas locais
Avanço do comércio digital
A previsão é de que o mercado imobiliário continue aquecido e que, com ele, as vendas de materiais de construção sigam em alta, com destaque para as micro e pequenas empresas que estão na linha de frente desse crescimento.