Início Geral 1º mês de operação da Nova Rota Ásia amplia movimentação no Porto

1º mês de operação da Nova Rota Ásia amplia movimentação no Porto

Imbituba

Os números iniciais do primeiro mês de operação da novaescala Ásia, no Porto de Imbituba, são extremamente animadores: cumprindo ameta de um serviço por semana, ao todo, cinco grandes embarcações com destinoao continente asiático passaram por Imbituba nos últimos 30 dias, dobrando amovimentação mensal de contêineres no porto.

Apenas a Linha Ásia movimentou 2.577 TEU (unidadeequivalente a um contêiner de 20 pés), uma média superior a 500 TEU por escala.A meta é chegar a 750 unidades por escala até o fim do ano.

Entre as principais cargas exportadas estão a carne defrango, o polietileno e a farinha de miudezas (utilizada na preparação dealimento de animais). Na importação, o ferro fundido e o polipropileno ficaramà frente.

Os resultados da linha de longo curso e da cabotagem(navegação na costa brasileira), de janeiro a setembro de 2017, apontam umcrescimento prévio anual de 22,6% na movimentação de contêineres no Porto deImbituba em relação a 2016. Já o faturamento da operação deste tipo de cargacresceu 65% de agosto para setembro, com o início da Rota Ásia.

O diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, RogérioPupo, avalia que o primeiro mês de operação da nova escala já demonstra umaperspectiva extremamente otimista para o crescimento e continuidade do serviço.“Esses números confirmam que a Linha Ásia veio para ficar e também nossasperspectivas de dobrar a movimentação de contêineres em Imbituba ainda esteano”, ressalta Pupo.

 

A linha Ásia

Anunciada em 23 de junho deste ano, a nova linha Ásia éconsiderada uma conquista da comunidade portuária de Imbituba, que vinhatrabalhando em conjunto há aproximadamente dois anos para atrair a escala. Oserviço de longo curso é formado por uma joint venture de oito armadores:Hamburg Sud; Hapag-Lloyd; Hyundai; NYK; ZIM; CMA CGM; Cosco e Evergreen.

A escala semanal conta com 13 embarcações porta-contêinerese atravessa 19 portos entre a América do Sul e a Ásia. O tempo médio detrânsito até a Coreia do Sul, destino final da rota, é de 45 dias.

Com a infraestrutura atual e capacidade de movimentar até500 mil TEU por ano, a Linha Ásia aproxima ainda mais Imbituba de grandesmercados produtores e consumidores. 

Sair da versão mobile