terça-feira, 5 agosto , 2025

200 kms liberados… Ainda faltam 39,45

Zahyra Mattar
Tubarão

O relatório sobre a evolução das obras da BR-101 sul, elaborado mensalmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), traz bons números. Obviamente, o desejo é que o anúncio seja de que os trabalhos estejam 100% finalizados, mas, até o fim deste ano, muito asfalto será colocado nesta estrada!

Até novembro (o balanço deste ano sai somente em janeiro), 199,05 quilômetros de pistas principais foram liberadas para o tráfego de veículos. Com isso, restam 39,45 quilômetros a serem duplicados, outros 47,2 quilômetros de pistas antigas a serem recuperadas e mais 69,5 quilômetros de ruas laterais a serem feitas.
Sim, é bastante, especialmente se forem considerados que já são seis anos de obras. Mas, se tudo continuar no ritmo observado hoje, 2011 fecha com apenas três lotes a serem concluídos: o 29, entre Sombrio e Araranguá, o 25, entre }

Capivari de Baixo e Laguna, e o 22, de Palhoça a Paulo Lopes.
No que diz respeito às obras-de-arte especiais (OAEs), a duplicação do trecho sul da BR-101 terminou novembro com 93 viadutos concluídos e 6 em andamento, 27 novas pontes edificadas (1 em andamento) e 12 pontes reforçadas e alargadas (2 em andamento).

A duplicação da região

No trecho da BR-101 entre Tubarão e Sangão (lote 26), 100% das pistas duplas estão feitas. O percentual, no quadro ao lado, mostra 98% porque ainda é preciso recuperar a pequena extensão do atual posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A estrutura nova está em fase final de construção.

Com isso, a Construtora Triunfo, responsável pelo lote 26, deve cumprir a meta e entregar todo o trecho pronto até o fim deste mês. Além do novo posto da PRF, a empresa atua forte para finalizar acabamentos, como ruas laterais e acessos a passagens inferiores. São obras pequenas e que não comprometem o fluxo, seja o das cidades, seja o da rodovia federal.
Já no lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna, do consórcio Araguaia/Emparsanco/Blokos, houve avanço de 4,5 quilômetros de duplicação e a recuperação de 530 metros de pista antiga. Atualmente, o grupo atua com maior intensidade na construção do viaduto duplo de acesso à Capital Termelétrica.


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