FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação no Sul catarinense, a Fundação InoversaSul realiza, nesta terça-feira (12), o 2º Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Salão Nobre da instituição, em Tubarão.
O evento reúne lideranças nacionais e internacionais, gestores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área, para discutir temas estratégicos voltados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.
Abertura com presença de autoridades e especialistas
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente da AMUREL e prefeito de Laguna, Preto Cripa; do diretor de Programas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Osório Coelho Guimarães Neto; e do presidente da Associação Empresarial de Tubarão, Alexsandro da Cruz Barbosa, entre outras autoridades.
Os participantes foram recepcionados pelo presidente da Fundação InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, e pelo vice-presidente e coordenador do evento, professor Gean Fermino, diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição.
“O congresso consolida a região da Amurel como um polo de debate e construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento científico e econômico de Santa Catarina”, destacou o professor Gean Fermino.
Palestras e painéis técnicos
A programação iniciou com a palestra do Dr. Osório Guimarães Neto, que abordou o tema “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacando as ações do Ministério e os programas voltados ao fomento de projetos públicos e privados no setor.
Em seguida, o Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Rodrigo Borges Valadão, conduziu o painel “Lei Geral de Proteção de Dados no Setor Público”, com uma análise técnica e histórica sobre a aplicação da legislação.
No período da tarde, o congresso segue com três painéis:
“Gestão de Riscos e Contingências”, com o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município de Florianópolis, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior;
“Cidades mais Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis”, apresentado pelo superintendente de Inovação do Porto Digital de Recife, Johnny Laranjeira;
“A Antártica e o Programa Antártico Brasileiro”, ministrado pelo coordenador do Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por Satélites (LODS/FURG), Dr. Fabrício Sanguinetti Cruz de Oliveira.
Estudos científicos e encerramento
Encerrando a programação, no início da noite, o congresso contará com apresentações de estudos científicos e relatos técnicos, previamente inscritos e avaliados por uma banca especializada da Fundação InoversaSul e por voluntários acadêmicos.
O evento é promovido pela Fundação InoversaSul, por meio da Diretoria de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

