Na manhã deste domingo, 6 de outubro, antes do início da votação às 8h, equipes da Secretaria de Serviços Públicos de Tubarão realizaram uma operação de limpeza em ruas próximas aos colégios eleitorais. Diversos pontos foram encontrados com santinhos jogados no chão, gerando a necessidade de ação imediata.
Conscientização tem efeito positivo em bairros do interior
O secretário de Serviços Públicos, Eduardo Zabot, destacou que o trabalho de conscientização sobre a importância de manter as ruas limpas teve efeito positivo, especialmente nos bairros do interior de Tubarão, onde menos santinhos foram encontrados. No entanto, em bairros centrais e mais populares, a concentração de santinhos jogados foi maior.
Guarda Municipal reforça fiscalização contra o crime eleitoral
A Guarda Municipal, em conjunto com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Patrimônio, apoiou a operação e reforçou que jogar santinhos em vias públicas é crime, sujeito a multas e até detenção, conforme prevê a Lei das Eleições (nº 9.504/1997). A prática de espalhar santinhos continua sendo monitorada, com ações de fiscalização para punir os responsáveis.