Tubarão
A Operação Final de Ano da Polícia Rodoviária Federal iniciou no último dia 16 e prossegue até o próximo dia 1º. Somente nesta quinta-feira, das 9 às 15 horas, um radar fixo na BR-101, em Jaguaruna, registrou 472 imagens de veículos que ultrapassaram a velocidade máxima permitida, de 110 quilômetros.
O aumento do fluxo foi de 20% e a previsão é de que chegue a 40% no fim de semana, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). No trecho entre Paulo Lopes e Araranguá, trabalharão 57 policiais, com 12 viaturas, três radares (um fixo e dois móveis) e quatro bafômetros.
Segundo o inspetor Teodoto Tonon, da PRF de Tubarão, 40% dos acidentes têm envolvimento com o uso de álcool. E a multa gira em torno de R$ 1 mil, sujeito a prisão do condutor. Ele também faz um alerta aos motociclistas. “Em trechos de filas, eles podem ultrapassar pela esquerda, mas não pelo acostamento, que gera multa”, avisa.
A manutenção é outra dica antes de uma viagem. “Nos carros antigos, os motoristas devem observar o sistema de refrigeração, porque é muito comum o carro superaquecer devido às altas temperaturas”, orienta o inspetor. Manter distância do carro da frente também é primordial.
Conforme Tonon, entre Capivari de Baixo e Laguna, nos trechos entre a Estiva e Barreiros, e em Laranjeiras, em Laguna, a decisão de mão única no sentido norte facilita muito o fluxo. “A velocidade é baixa, mas é constante. Tivemos esta experiência ano passado a aprovamos”, justificou o policial.
