A campanha do McDia Feliz 2019, promovida pelo Instituto Ronald McDonald, que será realizada no próximo dia 24 de agosto, celebra nessa edição os cinco anos de parceria entre a Unisul com a Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos) que auxilia no tratamento de crianças com câncer e doenças hematológicas em Santa Catarina. O lançamento ocorreu no Salão Nobre da instituição de ensino em Tubarão.
Este ano, os valores arrecadados pela campanha serão destinados a um projeto de suplementação alimentar das crianças do setor de oncohematologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão, declara Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora da Casa de Apoio Vó Gertrudes atendida pela Avos. “O dinheiro arrecadado na campanha do McDia Feliz é fundamental para manutenção dos atendimentos da Avos e a parceria com a Unisul permite que mais pessoas se mobilizem em favor da causa”, explica.
O reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, esteve presente no lançamento e pontuou a importância da ajuda ao próximo ser um compromisso da Universidade. “O principal mérito da campanha é conseguir quebrar a capsula do individualismo que nos cerca e praticar a generosidade. Nós temos o privilégio de promover o sorriso das crianças atendidas pela Avos. Por isso, renovamos o compromisso com a campanha do McDia Feliz pelos princípios e valores que a Unisul preserva. Nossa missão é de transforma o mundo em um lugar melhor pelo comprometimento com o bem das pessoas”, destaca.
Na região, a instituição de ensino lidera o movimento do McDia Feliz e auxilia o projeto a alcançar um significado ainda maior. O Diretório Central do Estudantes (DCE), a Associação Cultural, Recreativa e Esportiva dos Funcionários da Unisul (Acref) e demais entidades promovem a compra dos sanduíches BigMacs e camisetas do projeto. A renda é destinada a Avos e os lanches são, em sua maioria, doados para escolas e distribuídos em um dia cultural organizado pelos colaboradores do projeto.
O presidente da Setram, Riberto Lima, o Beto Lima, destaca que a inciativa privada não pode ficar longe de um projeto como o McDia Feliz. “Quem conhece a Vó Gertrudes e o trabalho que a Avos realiza se encanta e não consegue ficar de fora. Participamos da proposta de tornar a ação ainda maior envolvendo também as crianças da região por meio da doação dos lanches”, acrescenta.
A vice-presidente do DCE, Luzimary Della Justina Stange, explica que junto aos parceiros uma ação maior é realizada no McDia Feliz. “Com a doação e venda de tickets Big Mac para o DCE, é realizado um momento cultural com brinquedos e atrações para a entrega dos lanches na universidade, reunindo alunos de escolas da região. Esse é um momento que envolve também os parceiros e faz com que a ação inicial de ajuda seja multiplicada”, comemora.
Como ajudar?
Para saber como ajudar, entre em contato com o DCE por meio do telefone (48) 3621-3119 ou presencialmente na sede ao lado do Bloco da Saúde, próximo ao estacionamento, no Campus da Unisul de Tubarão. Em breve, serão divulgados os pontos de venda dos tickets Big Mac e de encomenda das camisetas da campanha da Avos que é a “Campeões da Solidariedade”.

