Crescimento no mercado de compras online

Caixa de entregas do Ecommerce Tati Albino, com marketing olfativo

Não é de hoje que grandes marcas além de comercializarem seus produtos em lojas físicas, investem em lojas online. O E-commerce como é conhecido, vem crescendo linearmente e estima-se que cerca de 27% dos brasileiros ja são adeptos a compras em plataformas virtuais.

Estudos apontam que o setor cresce cerca de 12% ao ano. Maior variedade de preços e modelos, escassez de tempo e mobilidade urbana, esses números tendem a aumentar expressivamente. A necessidade de isolamento social  vivenciada nos últimos dias por pessoas do mundo todo, será também uma alavanca do mercado Virtual, pois apesar do momento delicado, o consumo e necessidades continuam e as compras on-line se tornam solução.

As lojas virtuais comercializam as mais variadas gamas de produtos, desde alimentos, flores, maquiagem,medicamentos, produtos de petshops, autopeças, vestuários.. E é possível se obter praticamente tudo sem sair de casa.

Segundo a empresária Tatiane Albino, de Içara, que atua desde 2016 no comércio online no ramo de cintas para reeducação postural e estética, a dedicação e investimentos a esse setor é perseverante e sustentável. ” Naquela época, devido a crescente demanda de clientes em busca de nossas cintas em todas as cidades e estados do país, fomos em busca de uma forma de ultrapassar esse desafio da distância, as consumidoras desejavam pagar com cartão de crédito e precisávamos realizar as vendas de forma segura.” conta.

Tatiane relata que recebeu indicação de um colega que já atuava com E-commerce, de uma plataforma onde ela mesma poderia construir sua loja virtual de forma gratuita e começar vender seus produtos.

“Quando estamos começando um negócio, os recursos costumam ser escassos e fica mais complexa a decisão de onde priorizar os investimentos. Percebi muitos colegas deixando de partir para as vendas on-line em razão de não disporem de recursos financeiros, e  deixavam a oportunidade passar.”

A empresária disse que foi preciso investir apenas tempo, paciência e criatividade, para que em poucos dias a loja já estivesse funcionando. “Eu não possuía noção alguma de como uma loja virtual funcionava.Estava tudo lá, explicado nos tutoriais, passo a passo.  Agora diante do cenário de isolamento, fizemos campanhas de Frete grátis para vários estados brasileiros incluindo Santa Catarina, para incentivar que a consumidora que em casa”.

Tatiane diz que a empresa concede bônus para produtos que possuem mais saída e os quais já possuíam um estoque extra de segurança. “Dessa forma paramos a produção integralmente  para que nossas colaboradoras possam se manter em casa durante o período de isolamento, e o suporte à vendas que atende Home Office se manteve ativo. Nossos produtos auxiliam muito no alívio de tensões lombares , e aumentou a procura por pessoas que ficam muito tempo na mesma posição.  ” Comenta.

 

Delivery, Tele entrega
O comércio on-line vem dando mais expansividade também ao ramo de Delivery, Tele entrega. Aplicativos de FastFood , pedidos via whatapp, se tornaram um recurso positivo para população durante a quarentena.

Ramon, gerente comercial da Arfe Embalagens, de Nova Veneza, trabalha há 15 anos fabricando caixas especializadas para o setor de alimentos e E-commerce, também percebeu a mudança

“Com as pessoas mais tempo em casa, o momento das refeições passa a ser uma hora mais agradável, de união da família. Pizzas e lanches  ganham a preferência dos pedidos. Nós, que já trabalhávamos com caixas próprias para acondicionar esses alimentos, estamos aumentando as variedades de formatos, tamanhos, para atender todos os portes de restaurantes, pequenos e médios empreendedores do ramo de alimentação. É um setor que não pode parar, e estamos preparados para atender essa demanda”, explica.

 

Tatiane reforça que essas situações macroambientais podem dar um novo rumo e ampliar as possibilidades a curto e médio prazo dos empreendedores de pequeno e médio porte, como alternativa positiva para crescerem acompanhando os novos hábitos de consumo. “A economia se oxigena, o consumidor ganha. O Brasil está muito à frente em tecnologias para E-commerce, plataformas e serviços que cabem em todo tipo de orçamento, ferramentas para todos os tipos de controles gerenciais”, reitera.

Tatiane separou algumas dicas com fontes relevantes para você que possui interesse em ter um comércio on-line:

https://www.ecommercebrasil.com.br/

https://abcomm.org/

Dicas com sugestão de plataformas para criação de loja virtual gratuita e sistemas ERP para faturamento de vendas:

Whatsapp (48) 99648 7549
www.tatialbinomodeladores.com.br
@tatialbinomodeladores