O British Fashion Council (BFC) anunciou que a Semana de Moda de Londres, prevista para acontecer em junho deste ano, está oficialmente cancelada. A decisão foi divulgada pela Vogue Business e faz parte de uma estratégia do Conselho para fortalecer o comércio de moda britânico através do showroom London Show Rooms, que será realizado em Paris, de 26 de junho a 1º de julho.
BFC quer fortalecer a moda britânica no mercado internacional
O objetivo do BFC com a mudança é direcionar os esforços de vendas para fora do formato tradicional de passarelas. A CEO do conselho, Caroline Rush, explicou que o novo foco busca aumentar a visibilidade internacional das marcas britânicas e gerar negócios reais.
A nova aposta será o evento London Show Rooms em Paris
A estratégia quer “gerar vendas e estreitar laços com a mídia internacional”
Designers independentes e emergentes terão maior destaque comercial
Retorno a Paris e mudança no modelo de eventos
Desde a retomada do showroom em Paris, em setembro do ano passado, o BFC tem redesenhado sua forma de apoio aos estilistas britânicos. Um exemplo recente foi a loja pop-up instalada na Regent Street, em Londres, durante a semana de moda, com participação de marcas como Ahluwalia, Nicholas Daley e Saul Nash.
A ideia é abrir novas oportunidades para estilistas em ambientes acessíveis ao público e à mídia especializada, fora do modelo tradicional de desfiles.
Evento já vinha enfrentando dificuldades após a pandemia
A Semana de Moda de Londres masculina surgiu em 2012, como London Collections: Men, e foi um sucesso nos primeiros anos, com nomes como Alexander McQueen e JW Anderson. Mas desde a pandemia, o evento teve que se adaptar ao formato híbrido e digital.
Mesmo após o retorno das atividades presenciais, o modelo enxuto da semana de moda não se mostrou comercialmente viável para muitas marcas.
Edições passaram a ser híbridas desde 2020
Houve redução no número de desfiles e marcas participantes
Marcas sentiram que o formato não atendia mais às necessidades do mercado
Mercado apontava desalinhamento com a realidade das marcas
O cancelamento também reflete um problema de calendário. Os períodos de compra e as apresentações estavam desalinhados, e o foco na moda masculina perdeu espaço. Muitos estilistas passaram a preferir eventos mais personalizados e adaptados ao seu público e momento comercial.
Assim, o BFC optou por abandonar temporariamente o evento de junho para investir em estratégias que, segundo a entidade, trazem maior retorno às marcas britânicas.