Silvana Lucas
Tubarão
Na falta de luz, o problema pode ser resolvido por meio de uma mensagem via celular. A partir de agora, a Celesc disponibiliza um novo canal de comunicação entre a estatal e o consumidor. O serviço conta com o uso da tecnologia SMS, para informar gratuitamente a falta de energia em uma unidade consumidora.
Para comunicar a ausência de energia, o consumidor deve enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem Sem Luz, dar um espaço e digitar, em seguida, o número da unidade consumidora (UC), que está localizado no canto superior direito da fatura de energia elétrica.
Ao receber a mensagem, o sistema encaminha para o cliente o número do protocolo de atendimento, gerando uma nota de reclamação (NR) que, em sequência, é encaminhada para os trâmites normais de um atendimento.
O chefe da divisão comercial da Celesc de Tubarão, Ivécio Pedro Felisbino Filho, explica que o recebimento da informação é automático. “Com a chegada da mensagem, a empresa despacha uma equipe para a unidade. O diferencial é a rapidez na reclamação, a comunicação em qualquer lugar, em qualquer hora. É mais cômodo e mais rápido para o consumidor”, justifica Ivécio.
Para a balconista Maria Teresa Batista, o novo sistema deve agilizar na retomada da energia, serviço indispensável. ”A falta de luz nunca é pensada, somente quando ocorre que tomamos conhecimento da real necessidade. Não dá para viver no escuro”, resume Maria Teresa.
Outros serviços
Os serviços de atendimento ao consumidor são ampliados pela Celesc, como a comunicação da falta de energia por meio de SMS, dispondo também de atendimentos via Call Center ativo e receptivo, atendimento via chat, e-mail e back office da agência web, que pretende dar prioridade às recomendações regulatórios da Aneel, aos chamados urgentes.