quinta-feira, 23 outubro , 2025

A ministra Damares e a goiabeira de cada qual

As crenças que preservamos estão em nós porque compõem a nossa cultura. Não só as certezas, mas igualmente nossas dúvidas decorrem dos credos que professamos. Fora da Tradição Ocidental, outras certezas, outras interrogações.

O pensamento que valorizamos é a expressão acabada da História do passado que nos alcançou na nossa vez de estar no mundo. Que pensará uma criança que acaba de vir à luz da Terra quando alcançar a idade adulta?
No geral, dependerá de como sua Sociedade se organiza; individualmente, dos seus encontros da vida cotidiana. Com o que se lhe assentar como certo e do que se lhe for interditado como errado, cada uma “medirá” as coisas todas.

Haverá valores relevantes e outros nem tanto. Religiões, por exemplo, são topoi. As fés e os costumes decorrentes são concepções cristalizadas em forma e conteúdo, recebendo o respeito quase geral da Sociedade.

Um topoi alcança status acima do bem e do mal. Investimentos em comportamentos que divirjam dos costumes de fundo sacro, portanto, serão expostos a controvérsias emocionadas ou até violentas. O povo reagirá.

Assim, v.g., não obstante a laicidade do Estado, “Cuba desiste de legislar sobre casamento gay em nova Constituição. Proposta de mudança saiu do projeto após rejeição em consulta popular; tema será tratado em referendo.

Cuba abandonou as mudanças que faria, abrindo caminho para o matrimônio homossexual na ilha, diante de uma majoritária opinião contrária da população manifestada nas assembleias populares.

A proposta inicial da nova Carta Magna, aprovada pelo Congresso em julho, incluía o artigo 68, que definia o matrimônio como a união ‘entre duas pessoas’, substituindo o conceito vigente de ‘entre um homem e uma mulher’.

O texto da Constituição foi submetido a consulta pública e a questão do casamento gay dominou as discussões. Muitos cidadãos parecem rejeitar o texto, assim como as comunidades religiosas, principalmente evangélicas.

A comissão é coordenada pelo ex-presidente e líder do único e governante Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro. O próprio presidente cubano, Miguel Días-Canel, se declarou partidário do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Após os primeiros anos do triunfo da revolução de 1959, os homossexuais foram hostilizados em Cuba, um fato pelo qual o próprio líder histórico Fidel Castro pediu perdão e esclareceu não se tratar de política de Estado.

Uma das principais promotoras da inclusão de pessoas LGBT em Cuba é a deputada Mariela Castro, filha de Raúl Catro” (FSP, 20dez18, editado). Estado laico, burocracia comunista, líderes incontestes. Nada. Venceu a religião.

O narrado foi para ressaltar que crenças e preconceitos não são peculiaridade de direitista. É que se me ressaltou estranho a conduta da esquerda midiática diante da declaração da futura ministra de direita Damares Alves.

O que ela disse, que viu, em um momento desesperado, Jesus elevar-se a um pé de goiaba para salvá-la, parece-me concernente em um país em que 90% da população crê que existe um deus e um deus filho, Jesus.
Crê-se que Jesus existiu e que, se ele não retornar antes, o verão depois de mortos e ressuscitados. Bem, parece-me mais verossímil alucinar um deus enquanto pessoa viva do que morrer ressuscitar e, então, vê-lo julgando pecadores.

Essas coisas me enfadam, mas animam um percentual respeitável de brasileiros. No fundo, contudo, mesmo o crente, nas suas falas, sinaliza lucidez. Diz a ministra: “Tem criança que vê duendes, que fala com fadas. Eu vi Jesus”.

Ela traz a narrativa para o nível da fértil imaginação infantil. E justifica a sua visão. Era crente, almejava o “céu” acreditava-se em pecado grave: desesperança, pensamento suicida, Jesus. Há coerência no seu dizer acriançado e cristão.

Para fustigá-la, foi isolado o fator goiabeira. Mas há os antecedentes do seu conto: ela foi abusada, seguidamente, em casa, por dois pastores. Uma reflexão nos grita aos ouvidos de querer ouvir: quem é um pastor para uma crente?

Um pastor é o intercessor da sua divindade. Dia seguinte aos abusos cometidos ao lado do quarto dos pais, a família ia orar. O estuprador conduzia as orações. Culpa e fascínio. Manipulador, o pastor constituiu-a culpada.

Você é culpada, você me seduziu; é enxerida, dizia o pastor. Enxerida: intrometida. Na tradição religiosa diz-se súcuba, um demônio em forma de mulher que se mete sedutora por baixo do homem, levando-o à conjunção carnal.

Este país está pleno de crentes (de esquerda, inclusive) em Jesus, que o vê, que fala com ele. Há quem dele tenha obtido favores. Há esperançosos de ter uma “causa” que o sensibilize. As goiabeiras de cada um pouco se me dão.

Mas o respeito por uma criança que sofreu e que hoje, adulta, conta-se abertamente, a isso eu o tenho. E mais. A adulta porta uma causa. A ministra resta, por sua história, comprometida com o ministério da mulher. Que se advirta disso.

Advertir-se é atinar-se e às suas circunstâncias. Ministra, o sistema de crenças que produz pastores tais os que a violentaram é o mesmo que fornece o discurso que a senhora enuncia: “Mulher tem que ficar em casa”. Pense nisso.

Continue lendo

Pelo Estado – Aumento do número de desembargadores é aprovado na Alesc

 Os deputados aprovaram em plenário o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2025, de autoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que amplia...

Polícia Civil investiga mais de 120 casos de fraude documental no setor de trânsito de Chapecó

IMAGEM PCSC Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou dezenas de inquéritos policiais para investigar crimes de falsidade documental...

CBMSC alerta para aumento de ocorrências com abelhas na primavera e reforça orientações de segurança

Com a chegada da primavera, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta a população sobre o aumento das ocorrências envolvendo abelhas...

Casan anuncia redução de 4,21% na tarifa de água e esgoto

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) anunciou uma redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto em todo o estado. O...

STF publica decisão que condenou Bolsonaro; defesa pode recorrer

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta quarta-feira (22), o acórdão — documento que formaliza a decisão colegiada — referente à condenação do ex-presidente...

Justiça absolve sete acusados por incêndio e mortes no Ninho do Urubu

Quase sete anos após o incêndio que matou dez adolescentes no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, a Justiça do Rio...

Uso da internet por adolescentes nas escolas cai em 2025

O uso da internet por crianças e adolescentes nas escolas caiu de 51% para 37% em 2025, segundo o estudo Tic Kids Online Brasil...

Artista tubaronense abre exposição “Para Muito Além do Azul” na Alesc

O artista visual tubaronense JP Anjo inaugura nesta quarta-feira (22), às 17 horas, a exposição “Para Muito Além do Azul”, na Galeria Cruz e...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp