Abenutri reprova 18 marcas de creatina em análise de 2024

Foto: Sul Agora - Divulgação: Notisul Digital

A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 18 marcas de creatina no mercado, segundo o laudo divulgado nesta quinta-feira (10). A análise de 2024 revelou que 21% das marcas reprovadas anteriormente foram aprovadas nesta edição.

Estudo revela discrepâncias nos rótulos

O estudo avaliou 88 produtos, comparando as informações dos rótulos com o conteúdo efetivo das embalagens. Um dado alarmante foi a constatação de que dez marcas, fabricadas por quatro empresas diferentes, não continham nenhuma grama de creatina.

  • Empresas em foco: Uma única empresa fabrica cinco das dez marcas reprovadas.
  • Legislação em vigor: É permitida uma variação de até 20% na quantidade de creatina entre a indicação do rótulo e o conteúdo real do produto.

Categorias de aprovação e reprovação

O laudo da Abenutri classifica os produtos em cinco categorias de acordo com a presença de creatina:

  • 0% a 5%: 48 marcas aprovadas
  • 5,1% a 10%: 13 marcas aprovadas
  • 10,1% a 20%: 13 marcas aprovadas
  • -100% e -21% a 99%: Marcas reprovadas

Para conferir a lista completa das marcas analisadas, acesse o site da Abenutri.

Reação dos fabricantes

Os fabricantes das marcas reprovadas já entraram com medidas judiciais contra a divulgação dos resultados da análise, questionando a metodologia utilizada e os critérios de avaliação.