Santa Catarina registrou um crescimento de 21,4% na abertura de novas empresas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com a Junta Comercial do Estado (Jucesc), o saldo passou de 62,2 mil para 75,5 mil novas empresas, indicando forte aquecimento da economia catarinense e valorização do empreendedorismo.
O número total de empresas constituídas entre janeiro e junho de 2025 foi de 154.718, contra 127.996 em 2024. Já as extinções subiram de 65.784 para 79.145 no mesmo comparativo, resultando no saldo positivo de 75.573 novas empresas no estado neste ano.
Transportes e comércio lideram crescimento
Entre os setores que mais abriram empresas em 2025, o destaque vai para transporte e armazenagem, com 11 mil novos CNPJs e crescimento de 36%. Em seguida, aparecem comércio e reparação de veículos (9,6 mil), atividades administrativas (9,2 mil), construção (7,8 mil), indústria da transformação (7 mil) e atividades profissionais e técnicas (6,8 mil).
O governador Jorginho Mello comemorou os resultados e atribuiu o desempenho à força da economia local. “O setor produtivo orgulha Santa Catarina. Temos um estado movido pelo trabalho, pela geração de oportunidades e pelo estímulo ao empreendedorismo. Também temos incentivado linhas de crédito e políticas públicas que favorecem quem quer empreender”, destacou.
Microempreendedores dominam o cenário
Do total de empresas abertas em 2025, 62,7 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs), o que representa 83% do saldo. As sociedades limitadas (LTDA) somaram 21,9 mil, enquanto outras formas jurídicas, como Empresário Individual, sociedades anônimas e cooperativas, completam o levantamento da Jucesc.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, os pequenos negócios têm papel decisivo na economia catarinense. “As micro e pequenas empresas são fundamentais para a diversidade e dinamismo do setor de serviços, além de oferecerem alternativas de renda e formalização por meio dos MEIs.”
Tempo para abertura de empresas é o menor da história
Outro dado expressivo é a redução do tempo médio de abertura de empresas em Santa Catarina. Em 2022, o tempo era de 4,6 horas. Em 2025, caiu para 2,2 horas — uma queda de mais de 50%.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, atribui o resultado a investimentos em modernização e desburocratização: “Estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um ambiente de negócios mais ágil, seguro e atrativo. Isso fortalece a economia e atrai novos empreendedores.”
Cidades que mais abriram empresas
Os cinco municípios com maior saldo de abertura de empresas no primeiro semestre de 2025 foram:
Florianópolis: +7,3 mil
Joinville: +7,2 mil
Itajaí: +4 mil
Blumenau: +3,8 mil
São José: +3 mil
O desempenho das grandes cidades reforça a vocação catarinense para o empreendedorismo e o ambiente favorável aos negócios no estado.