Na quinta-feira (26), uma operação conjunta no Oeste de Santa Catarina resultou na apreensão de aproximadamente 441 quilos de maconha no município de Campo Erê. A ação foi coordenada entre a Polícia Civil, Receita Federal e Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE), como parte da operação nacional “Protetor de Divisas, Fronteiras e Biomas”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A droga foi encontrada durante abordagem a um caminhão Ford/Cargo, conduzido por um homem de 51 anos. Os entorpecentes estavam escondidos dentro de estruturas metálicas transportadas no veículo.
Cães farejadores ajudaram na localização da droga
A apreensão contou com o apoio do Núcleo de Operação com Cães (NOC) de São Lourenço do Oeste. Após o sinal dos cães indicando a presença de droga, uma vistoria minuciosa foi realizada no veículo, revelando 730 tabletes de maconha ocultos nas estruturas de aço.
Esse tipo de camuflagem demonstra o nível de sofisticação adotado por organizações criminosas, que utilizam cargas aparentemente comuns para burlar a fiscalização nas rodovias.
Caminhão saiu do Paraná e tinha como destino o Rio Grande do Sul
Segundo os primeiros levantamentos da investigação, o entorpecente teria sido carregado no município de Cascavel (PR) e seria transportado até o estado do Rio Grande do Sul, onde possivelmente abasteceria pontos de tráfico.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de São Lourenço do Oeste, onde prestou depoimento e permaneceu à disposição da Justiça.
Operação nacional visa reforçar segurança em divisas e biomas
A apreensão faz parte da operação “Protetor de Divisas, Fronteiras e Biomas”, promovida pelo MJSP, com apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A iniciativa busca coibir o tráfico de drogas, armas e outros crimes transfronteiriços por meio de ações integradas entre órgãos de segurança pública.
Essa ação reforça a importância da cooperação entre diferentes forças policiais no combate ao crime organizado no Brasil.