Hoje, no Dia de Combate à Poluição, especialistas participam de uma mesa-redonda na Unisul para discutir soluções ao impasse ambiental
Tubarão
A poluição é um dos principais problemas da água do Rio Tubarão. O descarte de rejeitos, esgotos e objetos deixados nas margens contribuem para que esse recurso natural seja cada vez mais prejudicado. Com o objetivo de combater a poluição, hoje ocorre a partir das 19h30, no auditório 201, do Bloco da Saúde da Unisul de Tubarão, uma mesa-redonda com o tema: ‘Perspectivas para o combate à poluição no Rio Tubarão e Complexo Estuarino de Laguna’.
Mediado pelo professor doutor Rodrigo Rodrigues de Freitas, o evento reflete o Dia de Combate à Poluição, também comemorado hoje. Cada debatedor trará uma abordagem relacionada ao tema. O doutor Jonathan Alexsander Bork falará sobre as alternativas de biorremediação de corpos d’água. Já o mestre Madelon Rebelo Peters trará o panorama do tratamento da água do Rio Tubarão e o mestre Sílvio Tiago Cabral apontará as políticas públicas para o combate à poluição da água do Rio Tubarão.
No município, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) desenvolve o projeto Águas de Tubarão, que busca diagnosticar o problema da poluição nos principais rios e encaminhar soluções por meio de coleta de amostras em diversos pontos. Dessa maneira, será possível avaliar de que forma as atividades socioeconômicas de cada região interfere na qualidade dos mananciais. A partir daí será possível planejar e encaminhar soluções ou ações de conscientização que evitem a poluição dos rios.

