Início Geral Adocon lança livro que celebra 29 anos de luta das donas de...

Adocon lança livro que celebra 29 anos de luta das donas de casa em Tubarão

FOTOS Notisul

Livro lançado nesta semana resgata a história de quase três décadas da associação fundada para defender os direitos do consumidor

Um marco para a cidadania e a memória das mulheres de Tubarão

A cidade de Tubarão celebrou um momento histórico nesta semana com o lançamento do livro comemorativo aos 29 anos da Adocon — Associação das Donas de Casa, Consumidores e Cidadãos. A obra, recheada de registros fotográficos, reportagens e textos inéditos, eterniza a trajetória da entidade que nasceu da força da mobilização feminina e do compromisso com os direitos do consumidor. Diversas mulheres Tubaronenses, que se  dedicaram ao trabalho voluntário, comemoraram a edição do livro.

A primeira presidente, dona Reneuza Marinho Borba, de 74 anos, é o símbolo da dedicação e da luta por uma sociedade mais justa. Dona de casa, chegou a apresentadora do programa Cidadania na antiga Unisul TV (atualmente UniTV), voltou aos bancos escolares em busca da formação na área de Direito, ela representa o espírito da associação: coragem, consciência e ação.

Iniciativa surgiu após evento em Florianópolis

A ideia de criar a Adocon surgiu ainda nos anos 1980, quando a então vereadora Lúcia Flávia participou de um evento em Florianópolis e se deparou com o surgimento de entidades semelhantes na capital catarinense e em outras regiões do país. De volta a Tubarão, articulou os primeiros movimentos para fundar uma associação que representasse as donas de casa da cidade.

Desde então, a Adocon se tornou referência na defesa do consumidor e no empoderamento do consumidor. O movimento foi paralelo ao surgimento do Código de Defesa do Consumidor. Um de seus feitos de maior repercussão foi a participação ativa na campanha pela duplicação da BR-101, uma luta emblemática da sociedade catarinense.

Presidente da Fundação Inoversasul destaca o legado de Reneuza

Durante a cerimônia de lançamento, o professor Valter Alves Schmitz Neto, presidente da Fundação Inoversasul, destacou o papel fundamental de dona Reneuza ao longo dos anos. Ele ressaltou sua atuação firme e didática na conscientização da população sobre os direitos do consumidor.

“Ela é mais do que uma presidente. É uma educadora social, que uniu sua vivência prática como dona de casa com o conhecimento jurídico para fortalecer a missão da Adocon”, afirmou.

Livro preserva a história com textos, imagens e memórias

O livro lançado é uma verdadeira cápsula do tempo. A publicação reúne documentos, registros históricos, reportagens e fotos de ações promovidas pela entidade ao longo de quase três décadas. O responsável pela organização e edição do conteúdo foi o jornalista JB Gudes, que também assina os textos da obra.

“Foi um desafio e uma honra mergulhar na história da Adocon. Foram meses de organização, pesquisa e redação. Mas o resultado valeu a pena. É um documento que não apenas preserva a memória da entidade, mas também inspira novas gerações”, disse Gudes.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile