sexta-feira, 20 fevereiro , 2026

ADOLESCENTES, PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL: O QUE ELES TÊM A NOS DIZER?

Prof. Dra. Luciana Flor Correa Felipe
Rafaela de Figueiredo

Em tempos de pandemia, pessoas de todas as faixas etárias precisam estar atentas aos cuidados de higiene e proteção, bem como as regras de distanciamento social para controlar a covid-19. Se essa não é uma tarefa fácil para os adultos, imaginem para os que estão sob o efeito de um turbilhão hormonal e emocional próprio da faixa etária, ou seja, os adolescentes…

Além de todas as dúvidas e preocupações naturais da idade, eles tiveram que mudar bruscamente as formas de interação e sociabilidade com seus familiares, amigos, amores, professores… Com o fechamento das escolas e cancelamento dos eventos, os adolescentes passaram a não ter a possibilidade de participar de encontros presenciais, conversar pessoalmente com amigos, praticar esportes coletivos, assistir à aulas presenciais, entre outras atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Mas será que o isolamento tem interferido nas amizades e relacionamentos dos adolescentes? Como tem sido para eles a experiência de estudar a partir da mediação de tecnologias? O que eles pensam sobre a covid-19: é real, uma invenção da TV ou uma estratégia de alguns grupos com interesses específicos? Bem, nada melhor fazer essas perguntas diretamente para uma adolescente. Nossa convidada é Rafaela de Figueiredo, de 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Dehon.

Segundo Rafaela, como toda mudança, “a pandemia inicialmente me deixou confusa, temerosa e sem saber o que vem pela frente. Mas com o tempo, percebi que mais do que nunca, o caminho que desejo trilhar depende de minhas próprias escolhas e força de vontade. Pois, mesmo nesta situação, os estudos devem continuar, afinal, essa pode ser a primeira de muitas outras transformações que vamos passar ao longo da vida e adaptar-nos as circunstâncias, por piores que sejam, é o melhor a se fazer”.

Quanto ao distanciamento dos amigos, Rafaela nos conta que perdeu um pouco o contato com colegas que antes via todos dias na sala de aula. Agora acaba conversando apenas com os mais próximos. Segundo ela, “as vídeo-chamadas, ajudam um pouco a matar a saudade, mas a falta de uma conversa “olho no olho”, percebendo e sentindo as emoções e expressões ao vivo, é imensa”.

Referente a reconstrução da rotina, Rafaela revela que é de fato desafiador. “É muito tenso ter que criar a nossa própria rotina, lidar com barulhos que nem sabíamos que existiam (há uma construção ao lado do prédio que moro e muito barulho durante o dia), quedas da internet… Apesar da oportunidade de ter material, equipamentos e espaço para meus estudos, vejo que o dia é menos produtivo, pois o cansaço de ficar o tempo todo nos mesmos ambientes, as vezes nos esgota e a procrastinação vem, naturalmente”.

Com relação a veracidade e gravidade da pandemia, a convidada afirma com ênfase que “é algo real. Nenhum país acreditava que ia passar por isso. Crer que é uma conspiração ou que há algum interesse específico, além de ser algo que beira a estupidez, não tem coerência nenhuma com os fatos da atualidade. Nenhum país está obtendo vantagem com essa pandemia”.

Quanto ao futuro a adolescente acredita que pode ser visto com “normalidade, uma nova normalidade, inclusive com a possibilidade de outras pandemias. Porém, não será uma situação totalmente nova e estaremos de alguma forma, mais preparados e aptos para enfrenta-la a partir dos erros e acertos do que estamos vivendo hoje”.

A jovem que está no 2º ano do Ensino Médio ainda revela que a pandemia só veio fortalecer sua admiração pelos profissionais da área da saúde, principalmente da Medicina. “Percebo cada vez mais, o quanto os médicos atualmente estão arriscando suas vidas e de seus familiares em prol da saúde de outras pessoas. É uma verdadeira entrega de amor à profissão”, finaliza.

Bom, para finalizar só nos resta manifestar imensa gratidão à Rafaela e a todos os adolescentes que como ela, acreditam no futuro e em dias melhores. Como temos dito reiteradamente “não podemos passar por tudo isso sem aprender nada”. Que cada um observe e busque os ensinamentos.

 

Você sabia?

A 6ª sessão on line do curso de Cinema da Unisul ocorre neste sábado, dia 16, às 20 horas, e irá exibir o filme Mulheres da Terra (2010), dirigido por Márcia Paraíso. O curso de Cinema da Unisul é o único do Brasil a realizar sessões de Cinema online com produções próprias. Os filmes ficam disponíveis até segunda-feira às 14h. Para acompanhar as sessões de Cinema da Unisul, acesse o canal do curso no Youtube.

 

Fique atento!

A Equipe de Desenvolvimento & Inovação, sob a liderança da Incubadora de Empresas (CRIE) e do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo (iLAB) da Unisul, com a participação de estudantes, professores e parceiros externos, criaram o Projeto Conexões de Valor no Mundo em Transformação. Todas as quintas-feiras, das 18 às 19 horas, no canal do YouTube são discutidos temas relevantes que geram experiências transformadoras na vida das pessoas e das organizações.

Continue lendo

Diamante realiza manutenção em caminhão dos Bombeiros de Capivari de Baixo

IMAGEM CBMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Capivari de Baixo, buscou apoio técnico...

Praia Grande realiza Expocanyon & Festival de Balonismo 2026 com show nacional

IMAGEM PMPG Divulgação Notisul Tempo de leitura: 5 minutos A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove entre os dias 13...

Carnaval de Laguna 2026 reúne 250 mil pessoas e movimenta R$ 50 milhões

FOTO  Eduardo Delgado Divulgação Notisul Tempo de leitura: 6 minutos O Carnaval de Laguna 2026 consolidou o município como uma das principais referências da folia no...

Pelo Estado – MDB promove encontros pelo Estado para recalcular a rota 

 Após romper com Jorginho Mello (PL), o MDB agora segue, em caravana, pelos principais municípios catarinenses para consultar seus filiados sobre os próximos passos...

Investigação apura acidente na BR-101 em Itajaí

A investigação do acidente na BR-101 em Itajaí que terminou com três mortes está em andamento e deve esclarecer as circunstâncias do engavetamento registrado...

O que pode e não pode na Quaresma? Veja recomendações da Igreja Católica

A Quaresma é um dos períodos mais importantes do calendário da Igreja Católica. O tempo litúrgico começa na Quarta-feira de Cinzas e dura 40...

98 celulares furtados no Carnaval 2026 são recuperados em operações em SC

FOTO PMSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos Os casos de celulares furtados no Carnaval 2026 resultaram na recuperação de 98 aparelhos na Grande Florianópolis...

Operação integrada prende dois suspeitos de organização criminosa no Papaquara

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), e a Polícia Militar,...