terça-feira, 21 outubro , 2025

AGU pede que Fux adie julgamento de ações contra tabela de frete

O advogado-geral da União, André Mendonça, pediu, mais uma vez, em nome do governo, que o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), adie o julgamento de ações que questionam a constitucionalidade do tabelamento do frete rodoviário.

O julgamento está marcado para a manhã da próxima quarta-feira (19) e é um dos mais aguardados pelos agentes econômicos, por se tratar de tema que impacta as cadeias produtivas.

Trata-se do segundo pedido de adiamento feito pelo governo. O tabelamento do frete estava previsto para ser julgado em setembro do ano passado, quando Fux, relator do tema no Supremo, atendeu ao primeiro pedido do AGU para que a análise do assunto fosse adiada.

Tanto no ano passado como agora, Mendonça pediu tempo para tentar a via de conciliação entre o governo, caminhoneiros e empresários. O AGU sugeriu a realização de uma nova audiência com as partes envolvidas.

Desde 2018, Fux realizou ao menos duas reuniões a portas fechadas com os interessados, e uma audiência pública, sem que um consenso fosse alcançado.

No pedido protocolado na noite de ontem (12), Mendonça apelou para o discurso do próprio Fux, que, em decisão de dezembro de 2018, disse priorizar “as vias amigáveis de diálogo para a solução das questões sociais subjacentes ao julgamento da causa, inclusive com a realização de audiências com as partes interessadas e também de audiência pública”.

ADI´s

A tabela de preços mínimos de frete foi uma das principais concessões feitas pelo governo do ex-presidente Michel Temer para encerrar uma greve nacional de caminhoneiros, que durou 11 dias em maio de 2018 e causou grave desabastecimento nos mais diversos setores.

O instrumento, que continua em vigor, foi instituído pela Medida Provisória 832/2018, convertida na Lei 13.703/2018, e pela Resolução 5.820/2018, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamentou a medida.

Fux é o relator de três ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) contra a medida, ajuizadas pela Associação do Transporte Rodoviário do Brasil (ATR Brasil), que representa empresas transportadoras; pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

As entidades alegam que a tabela fere os princípios constitucionais da livre concorrência e da livre iniciativa, sendo uma interferência indevida do governo na atividade econômica.

Elas querem que seja concedida uma liminar (decisão provisória) suspendendo de imediato a vigência da tabela.  Os caminhoneiros alegam que há uma distorção no mercado e que, sem a tabela, não têm condições de cobrir os custos do serviço que prestam e ainda extrair renda suficiente para o próprio sustento.

Continue lendo

Caminhonete colide com ônibus escolar em Treze de Maio; ninguém se feriu

Tempo de leitura: 2 minutos Um acidente envolvendo uma caminhonete Volkswagen Saveiro e um ônibus escolar, que transportava cerca de 30 alunos, foi registrado na...

Festival Internacional de Corais reúne 1,5 mil pessoas e consolida Tubarão como polo cultural

FOTO: PMT Divulgação, Notisul ⏱ Tempo de leitura: 3 minutos O 1º Festival Internacional de Corais (FIC), promovido pela Fundação de Cultura de Tubarão e pelo...

Previsão do tempo em SC: semana com sol, nuvens e chuva passageira

Tempo de leitura: 3 minutos A circulação marítima mantém esta terça-feira (21) com variação de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e passageira no Leste...

Atleta de Araranguá disputará Mundial de Pole Sports na Costa Rica

FOTOS PMA Divulgação, Notisul ⏱ Tempo de leitura: 2 minutos A jovem atleta Camille Massafera Dias, de apenas 9 anos, vai representar Araranguá e o Brasil...

Show de Talentos da Afasc celebra Centenário de Criciúma com o tema “Circus”

IMAGEM Divulgação, Notisul  ⏱ Tempo de leitura: 2 minutos O tradicional Show de Talentos da Afasc acontece nesta terça-feira (21), das 13h30 às 17h, no Teatro...

Horóscopo do dia: terça-feira, 21/10/2025

IMAGEM Notisul Energia do dia Nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, o dia marca o início de um ciclo novo com a Lua Nova em...

Pelo Estado – MDB será vice de Jorginho. E De Toni onde fica?

 Carol De Toni (PL) está cada vez mais longe de ser indicada ao Senado pelo seu partido e os rumores, após a fala de...

Equipe do Bem-Estar Animal e Polícia Civil apuram maus-tratos a animais em Laguna

IMAGEM PML Divulgação, Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A equipe do Bem-Estar Animal de Laguna, em conjunto com a Polícia Civil, atendeu a uma denúncia...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp