Início Política Alesc lança Frente Parlamentar do Futebol Catarinense para fortalecer clubes e ampliar...

Alesc lança Frente Parlamentar do Futebol Catarinense para fortalecer clubes e ampliar impacto social do esporte

SC lança Frente Parlamentar do Futebol Catarinense para fortalecer clubes
FOTO Agência AL Reprodução Notisul

Tempo de leitura: 3 minutos

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançará oficialmente, na próxima segunda-feira (1º), a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, iniciativa liderada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD). O grupo pretende atuar no fortalecimento institucional dos clubes, na criação de políticas públicas para o desenvolvimento esportivo e na valorização do papel social do futebol no estado.

A proposta envolve ações legislativas, articulação com entidades esportivas e mobilização da sociedade civil. De acordo com o parlamentar, a frente não tem como objetivo repassar recursos diretos para contratações ou resolver dívidas dos clubes, mas sim potencializar o ecossistema do futebol catarinense.

Queremos aproveitar o potencial que o futebol tem para atingir todas as camadas da sociedade e criar um ecossistema que eleve o futebol catarinense a um novo patamar. Se vendermos bem esse produto, os clubes terão condições de atrair patrocínios, captar recursos e melhorar dentro de campo”, destacou Motta.

Projetos sociais também entram no radar

Além da melhoria técnica e estrutural, a frente pretende fortalecer projetos de caráter social desenvolvidos pelos clubes, especialmente aqueles voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Segundo Mário Motta, Santa Catarina possui uma característica única no país:
Cada região tem ao menos um grande clube para representá-la. Se cada comunidade abraçar essa ideia, o sucesso é inevitável. Eu sonho em ver o futebol catarinense voltar aos tempos de glória, com cinco, seis ou sete times entre os 40 maiores do país”, afirmou.

Participação ampla e representativa

Todos os times que disputam as três divisões profissionais do Campeonato Catarinense foram convidados para compor o colegiado. Na Alesc, participam também os deputados:

  • Fernando Krelling (MDB)

  • Marcius Machado (PL)

  • Marcos Vieira (PSDB)

  • Maurício Eskudlark (PL)

  • Nilso Berlanda (PL)

  • Rodrigo Minotto (PDT)

  • Sargento Lima (PL)

  • Camilo Martins (Podemos)

  • Lucas Neves (Podemos)

O grupo pretende atuar de forma contínua na discussão de políticas para infraestrutura esportiva, categorias de base, segurança em estádios, inclusão social por meio do esporte e valorização do futebol regional.

União além da rivalidade

Para Motta, o recado é claro: dentro de campo, rivalidade; fora dele, cooperação.
Precisamos fortalecer nossos clubes dentro e fora de campo e melhorar o Campeonato Catarinense. Investir em base, infraestrutura e projetos sociais é fundamental para elevar o nome de Santa Catarina no cenário nacional”, concluiu.

O lançamento será realizado no Plenarinho da Alesc, com presença de clubes, especialistas, dirigentes e torcedores.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile