FOTO Agência AL Reprodução Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançará oficialmente, na próxima segunda-feira (1º), a Frente Parlamentar do Futebol Catarinense, iniciativa liderada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD). O grupo pretende atuar no fortalecimento institucional dos clubes, na criação de políticas públicas para o desenvolvimento esportivo e na valorização do papel social do futebol no estado.
A proposta envolve ações legislativas, articulação com entidades esportivas e mobilização da sociedade civil. De acordo com o parlamentar, a frente não tem como objetivo repassar recursos diretos para contratações ou resolver dívidas dos clubes, mas sim potencializar o ecossistema do futebol catarinense.
“Queremos aproveitar o potencial que o futebol tem para atingir todas as camadas da sociedade e criar um ecossistema que eleve o futebol catarinense a um novo patamar. Se vendermos bem esse produto, os clubes terão condições de atrair patrocínios, captar recursos e melhorar dentro de campo”, destacou Motta.
Projetos sociais também entram no radar
Além da melhoria técnica e estrutural, a frente pretende fortalecer projetos de caráter social desenvolvidos pelos clubes, especialmente aqueles voltados a comunidades em situação de vulnerabilidade.
Segundo Mário Motta, Santa Catarina possui uma característica única no país:
“Cada região tem ao menos um grande clube para representá-la. Se cada comunidade abraçar essa ideia, o sucesso é inevitável. Eu sonho em ver o futebol catarinense voltar aos tempos de glória, com cinco, seis ou sete times entre os 40 maiores do país”, afirmou.
Participação ampla e representativa
Todos os times que disputam as três divisões profissionais do Campeonato Catarinense foram convidados para compor o colegiado. Na Alesc, participam também os deputados:
-
Fernando Krelling (MDB)
-
Marcius Machado (PL)
-
Marcos Vieira (PSDB)
-
Maurício Eskudlark (PL)
-
Nilso Berlanda (PL)
-
Rodrigo Minotto (PDT)
-
Sargento Lima (PL)
-
Camilo Martins (Podemos)
-
Lucas Neves (Podemos)
O grupo pretende atuar de forma contínua na discussão de políticas para infraestrutura esportiva, categorias de base, segurança em estádios, inclusão social por meio do esporte e valorização do futebol regional.
União além da rivalidade
Para Motta, o recado é claro: dentro de campo, rivalidade; fora dele, cooperação.
“Precisamos fortalecer nossos clubes dentro e fora de campo e melhorar o Campeonato Catarinense. Investir em base, infraestrutura e projetos sociais é fundamental para elevar o nome de Santa Catarina no cenário nacional”, concluiu.
O lançamento será realizado no Plenarinho da Alesc, com presença de clubes, especialistas, dirigentes e torcedores.
