Aluno lageano de 8 anos conquista prêmio nacional com desenho inspirado em Minecraft e preservação do solo

Foto Iago Matias divulgação, Notisul

O lageano Samuel Patrocínio Maier, de apenas 8 anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora da Penha, no bairro São Miguel, conquistou o 2º lugar no Concurso de Desenho do Projeto de Extensão “O Solo na Escola”, promovido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon.

O concurso, com foco na preservação e conservação do solo, reuniu participantes de diversos estados, mas Samuel foi o único premiado de Santa Catarina. Inspirado no universo de Minecraft — jogo de sobrevivência sandbox mais vendido da história, com mais de 300 milhões de cópias —, o estudante combinou criatividade e traços típicos do game para criar o desenho premiado.

A iniciativa de participar do concurso partiu da professora Camila de Matos, responsável pelo componente curricular de Educação para a Sustentabilidade. Mestranda em Ciências do Solo pela Udesc (Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV), Camila soube do concurso através de uma mensagem de aplicativo e decidiu envolver os alunos da Emeb Nossa Senhora da Penha no projeto.

O momento foi oportuno: as turmas estavam começando a estudar o tema solo. “Expliquei o que era biodiversidade do solo, sua importância e os fatores essenciais para manter um solo saudável, com a interação de microrganismos”, conta a professora. Após perceber o interesse e o aprendizado dos estudantes, orientou a produção dos desenhos para o concurso. “O empenho foi grande, todos queriam ganhar”, relembra.

O resultado da premiação surpreendeu a todos. A professora descobriu à noite, ao verificar o Instagram. “Entrei em contato com a família e decidimos fazer uma surpresa para o Samuel”, relata. No dia seguinte, o estudante foi à escola sem imaginar o que estava por vir. Assim que soube da conquista, ficou emocionado e foi comemorado pelos colegas e familiares, que também participaram do momento.

Pelo 2º lugar, Samuel recebeu um prêmio de R$ 100, e a professora Camila ganhou um kit artístico com amostras de solo.

E o que Samuel fez com o valor da premiação? Comprou um lápis profissional de desenho. “Sempre gostei de desenhar”, revela, com a timidez típica da idade. A avó, Elena Patricia Rodrigues da Silva, completa: “Ele assiste as coisas na televisão e depois vai desenhando”.

Entre os programas favoritos de Samuel está, claro, Minecraft, que também serviu de inspiração para o desenho vencedor. “Pensei bastante para desenhar. Sabia que tinha que retratar o meio ambiente, porque é importante preservar”, explica o jovem artista.

Além de desenhar, Samuel gosta de brincar e é torcedor do Flamengo, o que gera um divertido impasse em casa: a mãe e o tio são gremistas, mas a avó, flamenguista, confessa: “Acho que fui eu que influenciei o Samuel a torcer pelo Flamengo”.

A conquista de Samuel se tornou motivo de orgulho na Emeb Nossa Senhora da Penha. “Quando contamos a novidade, os alunos ficaram eufóricos, fizeram uma festa. É alguém que convive com eles. Se um colega conseguiu, eles também podem”, afirma a diretora da escola, Francielle Rosa Medeiros.

O secretário municipal de Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, também celebrou o resultado. “O Samuel e a professora Camila são um orgulho para todo o Sistema Municipal de Educação. São a prova de que uma educação pública de qualidade, que valoriza as potencialidades de cada aluno, gera ótimos frutos.”

O impacto da conquista ultrapassou os muros da escola. “Alunos da Emeb Dom Daniel me perguntaram quem era o Samuel. Mostrei o vídeo e eles disseram: ‘que legal! Bacana ter ganhado alguém aqui de Lages’”, conta a professora Camila, que atualmente leciona na Emeb Dom Daniel.

Enquanto isso, Samuel segue desenhando e explorando os mundos de Minecraft, sempre usando a criatividade que o levou a ser premiado em um concurso nacional.