
Tubarão
A Gincana Recreativa e Cultural do Colégio São José, em Tubarão, uma das mais envolventes da região, que ocorre todos os anos em alusão ao Dia do Estudante (11 de agosto), mobilizou nesta temporada alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio.
O evento, realizado sempre no início de cada segundo semestre, é organizado por meio de tarefas designadas de surpresas e antecipadas. Muitas ações despertam a solidariedade, segundo os organizadores. Nesta edição, quatro atos motivaram os discentes: arrecadação de fraldas geriátricas; doação de sangue; doação de cobertores (como complemento das inscrições); e arrecadação de novelos de lã. O resultado não poderia ser melhor e surpreendeu até mesmo a comissão organizadora. Foram arrecadados 30 cobertores, 4.641 fraldas geriátricas, 331 novelos de lã e 246 pessoas doaram sangue.
Os cobertores foram entregues ao Abrigo dos Velhinhos e à Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados (Stan). Os novelos foram doados ao Grupo de Voluntárias Mãos de Fada, do Colégio São José, que confecciona roupas de lã para recém-nascidos de famílias de baixa rentabilidade. As fraldas foram levadas a várias entidades, como o Centro Vida e Arte, Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e Abrigo dos Velhinhos. As doações de sangue, segundo o Hemosc, superou todas as expectativas.
A diretora do São José, irmã Rita Fambömel, destaca que a instituição procura sempre despertar a prática da solidariedade nas diferentes atividades. Com o intuito de desenvolver criatividade, integração e participação da família, também são lançados desafios de dança, dublagem, agilidade, organização e revelação de talentos. Para o julgamento de cada uma das atividades, foi formada uma comissão com representantes de vários setores da comunidade tubaronense. “É um momento de notarmos muitas habilidades”, resume a coordenadora de nível da unidade de ensino, Maria de Fátima Pravato. Ela complementa que o resultado atingido só é possível com a dedicação das equipes, que surpreendem a cada ano. “Tornam, assim, um dos eventos mais esperados na instituição”, conclui.