Alunos do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) – Unidade Blumenau foram destaque na edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição nacional, realizada em um único dia, envolveu estudantes do ensino fundamental e médio de todo o país. Os alunos conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, reafirmando o alto nível de ensino e disciplina da unidade.
Três medalhas de ouro com nota máxima
Os maiores destaques da edição foram os estudantes Pietro Enrico Mazzi (3ª série do ensino médio), Yuri Manoel de Oliveira Ruckowski (6º ano) e Luan Curbani Knoth (9º ano), que obtiveram nota máxima na prova e foram agraciados com medalha de ouro.
- Pietro Enrico Mazzi — 3ª série do ensino médio (ouro)
- Yuri Manoel de Oliveira Ruckowski — 6º ano (ouro)
- Luan Curbani Knoth — 9º ano (ouro)
O resultado é fruto do engajamento dos alunos e do incentivo à participação em olimpíadas científicas promovido pelo colégio.
Alunos também conquistam prata e bronze
Outros quatro estudantes também brilharam na OBA. Nicole Alanys da Silva, Johann Rafael Reinert Cidral (2ª série do ensino médio) e Gabriela Beltrame de Nascimento (9º ano) receberam medalhas de prata. Já a aluna Laura de Mello Neves, do 6º ano, conquistou medalha de bronze.
O comandante do CFNP – Blumenau, major Ghilardi, celebrou o resultado:
“Os resultados demonstram o nível de comprometimento dos nossos estudantes. Incentivar olimpíadas científicas é investir no futuro.”
Olimpíada promove o interesse pela ciência e disciplina
A OBA é uma iniciativa que visa despertar o interesse de crianças e jovens pela ciência, especialmente nas áreas de astronomia e astronáutica. Com participantes divididos por níveis de ensino, a olimpíada promove uma disputa justa, estimulante e com potencial de abrir portas para seleções internacionais.
Os alunos com melhor desempenho podem ser selecionados para representar o Brasil em olimpíadas internacionais, ampliando as possibilidades acadêmicas e científicas dos participantes.