terça-feira, 19 agosto , 2025

Amputação do reto: quando a cirurgia é indicada!

Procedimento pode ser necessário em casos avançados de câncer colorretal, como o da cantora Preta Gil.

No início deste ano, a cantora Preta Gil compartilhou em suas redes sociais que precisou passar por uma cirurgia para colocação de uma bolsa de colostomia definitiva. A decisão foi consequência do seu tratamento contra o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, diagnosticado em 2023.

A artista já havia utilizado uma bolsa provisória anteriormente, mas, devido à evolução do quadro, precisou recorrer à amputação do reto, um procedimento definitivo e necessário em alguns casos da doença.

Em entrevista à imprensa, o cirurgião do aparelho digestivo Rodrigo Barbosa, sub-especializado em cirurgia bariátrica e coloproctologia, explica que a escolha do procedimento ocorre quando o câncer está localizado na parte mais baixa do reto, impedindo que ele seja removido de outra forma.

Segundo ele, as opções de tratamento mais comuns são a quimioterapia e a radioterapia, que costumam ser combinadas, a terapia-alvo e a cirurgia. No entanto, quando elas não levam à remissão do tumor, que foi o caso de Preta Gil, e ele está muito próximo ao ânus, a amputação se torna uma necessidade.

Durante a cirurgia, é removido o reto e, dependendo do estágio da doença, uma porção inferior do intestino grosso, o que pode impactar no controle das fezes, exigindo a bolsa de colostomia para a sua eliminação, quando não é possível conectar seções saudáveis do cólon.

O câncer colorretal, que engloba tumores do intestino grosso e do reto, é um dos tipos mais incidentes no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de mais de 45 mil diagnósticos para 2025. Entre os sintomas de alerta mais frequentes estão  desconforto abdominal, sangue nas fezes, perda de peso e alteração do hábito intestinal.

No entanto, o primeiro sinal de câncer no reto costuma aparecer quando a doença já está em estágios mais avançados, tendo em vista que ela costuma se desenvolver de forma silenciosa. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) recomenda a realização da colonoscopia para homens e mulheres a partir dos 50 anos. Em casos de histórico de câncer na família, a idade passa a ser os 40 anos.

Transplante hepático pode ser alternativa de tratamento

Uma cirurgia que tem sido estudada no tratamento do câncer colorretal avançado é o transplante de fígado para pacientes com metástase hepática. De acordo com o médico especialista em transplante de órgãos abdominais, Eduardo Fernandes, 30% dos pacientes com câncer colorretal já têm a doença no fígado, quando são diagnosticados. Além disso, outros 30% irão desenvolver a doença no futuro.

Fernandes, que é criador do protocolo brasileiro dessa cirurgia, explica em entrevista à imprensa que, até então, a única alternativa de tratamento para pacientes com tumores extensos no fígado ou lesões inoperáveis era a ressecção parcial do órgão. Quando o câncer comprometia todo o fígado, nada mais podia ser feito.

Apesar dos avanços, o procedimento é restrito a casos muito específicos. Para ser elegível, o paciente deve ter sido operado há, pelo menos, um ano, ter controle da doença por quimioterapia e apresentar metástases irreversíveis exclusivamente no fígado.

O Ministério da Saúde alerta que, além dos desafios inerentes a uma cirurgia, é importante avaliar quais os riscos de um transplante. As complicações incluem infecções, rejeição do órgão e efeitos colaterais das medicações imunossupressoras, como hipertensão e toxicidade do sistema nervoso. Por isso, é necessária uma avaliação para cada caso.

Bons hábitos podem ajudar a prevenir a doença

A alta incidência do câncer colorretal e casos como o de Preta Gil chamam a atenção para a necessidade de conscientização sobre a doença. O Inca destaca que o seu desenvolvimento está diretamente ligado aos hábitos durante a vida.

Sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade são indicados entre os fatores que aumentam os riscos da doença, assim como o consumo excessivo de carne vermelha processada (mais de 500 gramas de carne cozida por semana), e processados, como bacon, salsicha, mortadela e presunto.

Em contrapartida, manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física diariamente ou na maior parte da semana pode ajudar na sua prevenção. O Inca recomenda optar por alimentos minimamente processados e in natura, como verduras, frutas, legumes, grãos e cereais integrais.

Dessa forma, a pessoa tem uma alimentação rica em fibras, que promove o bom funcionamento do intestino e ainda ajuda no controle do peso corporal. Não fumar e não se expor ao tabagismo também estão entre as recomendações.

Continue lendo

Pelo Estado – Jorginho e Topázio juntos pelo Governo do Estado

 Notícias dos bastidores da política dão conta que quem irá compor a chapa com Jorginho Mello (PL) nas próximas eleições será, de fato, o...

“Não recuo nem um milímetro”, diz Moraes sobre sanções de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post, divulgada nesta segunda-feira (18), que...

Falha em sistema da FAB atrasa voos em aeroportos de SC

Uma falha no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) provocou atrasos em voos nos principais aeroportos de Santa Catarina nesta segunda-feira (18)....

SC Transplantes promove capacitações para doação de órgãos

A Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando capacitações em diferentes regiões...

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do prefixo 0303 em ligações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) justificou nesta segunda-feira (18) a decisão de revogar a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 em ligações de...

Putin liga para Lula e diz que reunião com Trump foi positiva

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou nesta segunda-feira (18) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que a reunião com...

Lotofácil da Independência 2025 terá prêmio recorde de R$ 220 milhões

A Lotofácil da Independência 2025 será sorteada no dia 6 de setembro, às 20h, com um prêmio estimado em R$ 220 milhões, o maior...

Flávio Dino barra efeitos de leis estrangeiras no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino decidiu nesta segunda-feira (18) que empresas e órgãos que atuam no Brasil não poderão aplicar...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp