Karen Novochadlo
São Martinho
O sonho do aposentado José de Moraes, 68 anos, de São Martinho, é reencontrar os sobrinhos Marcelo e Maicon Tonett Moraes. Ele não vê os dois há mais de 21 anos. Os garotos foram embora do município quando ainda eram pequenos, levados pela mãe, a dona de casa Adelina Maria Tonett Moraes.
Ela partiu com as crianças para Rio do Oeste, onde viviam seus familiares. Seu marido, o irmão de José, Paulo de Souza Moraes, foi vítima de um homicídio, o que levou a família a buscar uma vida nova em outra cidade. Paulo foi morto na localidade de Rio Ferro, em São Bonifácio, em janeiro de 1990.
Paulo conheceu Adelina em Rio do Oeste, onde trabalhava como servente de pedreiro. O casal morou em várias cidades, antes de retornar a São Martinho. “Tenho muitas saudades deles. Gostaria de saber como estão”, suspira José. Pelos cálculos do aposentado, Marcelo deve ter 25 anos e Maicon 30.
José não teve mais notícias dos três desde que foram embora. “Minha irmã tentou contato telefônico várias vezes, mas nunca conseguiu”, lamenta. Mas José não perde a esperança de encontrar os rapazes. Da cunhada, ele lembra que era magra e clara, com traços italianos.
Quem tiver informações sobre os sobrinhos, pode entrar em contato com José por meio dos telefones 8819-5690 ou 9906-6345, e conversar com Francisco Moraes.

