FOTO PMA Divulgação Notisul
TEMPO DE LEITURA: 2 minutos
Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de Araranguá, por meio da Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de conscientização e enfrentamento à dengue no município de Araranguá.
As atividades incluem busca ativa domiciliar, orientações diretas à população e identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho tem como objetivo reduzir riscos e evitar o avanço da doença no período de maior calor e chuvas.
Números reforçam alerta no município
Dados da Vigilância Epidemiológica mostram a variação no número de focos do mosquito ao longo dos últimos anos:
2023: 140 focos do Aedes aegypti
2024: 315 focos do Aedes aegypti
2025: 145 focos do Aedes aegypti (até o momento)
Os números reforçam a necessidade de ações preventivas contínuas e do reforço das atividades de campo realizadas pelas equipes de saúde.
Comunidade tem papel fundamental na prevenção
A Secretaria de Saúde destaca que a participação da comunidade é essencial para o sucesso das ações. Receber os agentes de saúde, permitir o acesso aos imóveis e adotar cuidados simples no dia a dia fazem toda a diferença no combate à dengue.
Entre as principais medidas estão:
Eliminar água parada em recipientes;
Manter caixas d’água e cisternas bem vedadas;
Limpar calhas e ralos com frequência;
Descartar corretamente pneus, garrafas e entulhos.
O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e população. A união de esforços fortalece a prevenção e protege a saúde coletiva.

