A Secretaria de Saúde de Araranguá inicia, em agosto, uma campanha de vacinação contra o sarampo, com foco em trabalhadores de transporte e fronteiras. A ação faz parte da busca ativa promovida pelo Estado de Santa Catarina, que segue até dezembro. A vacina é gratuita, segura e a forma mais eficaz de prevenir a doença.
Profissionais de transporte e fronteiras são o foco da vacinação em agosto
A campanha de imunização contra o sarampo começa com foco em trabalhadores que atuam diretamente em áreas de circulação intensa de pessoas e mercadorias, considerados mais vulneráveis ao contágio e à disseminação do vírus. Entre os grupos prioritários neste mês de agosto estão:
- Trabalhadores de portos, aeroportos e rodoviárias
- Estivadores, operadores de carga e profissionais da logística
- Agentes de imigração e segurança
- Tripulantes de embarcações e aeronaves
- Motoristas do transporte intermunicipal e interestadual
- Profissionais de serviços gerais e manutenção nesses locais
- Funcionários de lojas, restaurantes e outros comércios em áreas de trânsito
- Servidores da Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal atuando nesses setores
Casos de sarampo no mundo acendem alerta em 2025
Somente em 2025, já foram registrados 13 óbitos por sarampo no mundo e a doença voltou a preocupar autoridades de saúde. Casos foram confirmados em países das Américas, incluindo Brasil, Argentina, Peru, México e Estados Unidos. O sarampo é altamente contagioso, mas pode ser evitado com a vacinação, reforçando a importância dessa ação de imunização em Araranguá e em todo o estado.
Onde se vacinar e quais os horários de atendimento
Para facilitar o acesso da população, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinação Central, com horários estendidos e atendimento sem intervalo para o almoço na unidade central. Confira os horários:
UBS:
- Segunda a quinta-feira: 8h às 12h e 13h às 16h
- Sexta-feira: 8h às 14h30
Sala de Vacinação Central:
- Segunda a sexta-feira: 7h30 às 16h (sem fechar ao meio-dia)
A Secretaria de Saúde de Araranguá reforça que a vacina é gratuita e recomendada para todos que ainda não foram imunizados ou que estão com o esquema vacinal incompleto.