IMAGEM PMA Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 2 minutos
As Secretarias de Saúde e de Educação de Araranguá participaram, na quarta-feira (29), de um encontro em Turvo voltado ao aprimoramento do cuidado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o tema “Capacitação Multiprofissional para Avaliação do Paciente com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Atenção Primária de Saúde”, o evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o autismo e aprimorar práticas de avaliação e manejo no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Troca de experiências e boas práticas
A programação contou com palestrantes de referência na área, que promoveram uma rica troca de saberes e experiências entre os participantes. Um dos destaques foi a apresentação da equipe multiprofissional de Araranguá, que compartilhou os resultados positivos do Projeto de Matriciamento Infantojuvenil, já em andamento no município.
O projeto tem contribuído para fortalecer o diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado de crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de TEA, promovendo inclusão e qualidade de vida.
Fortalecimento da rede de cuidados
O encontro representou um marco para a articulação da Rede de Cuidados na região, reafirmando o compromisso das instituições e dos profissionais com a inclusão, o desenvolvimento pleno e o acesso qualificado aos serviços de saúde.
O evento foi organizado pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Extremo Sul Catarinense, em parceria com a AMESC, a Regional de Saúde de Araranguá, o CIR e o COSEMS.

