A Prefeitura de Araranguá, por meio do Programa de Controle da Dengue, recolheu 18 toneladas de pneus inservíveis nas últimas semanas. O material foi encaminhado ao Ecoponto da cidade, de onde seguirá para a empresa Reciclanip, em Curitiba, especializada na reciclagem desse tipo de resíduo. A ação visa eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Ação ambiental e de saúde pública elimina focos do mosquito
A retirada dos pneus é uma medida crucial no combate à dengue, já que esse tipo de material, quando descartado de forma incorreta, pode acumular água e se tornar um foco para a proliferação do mosquito transmissor.
A ação integra um esforço contínuo da Prefeitura para eliminar possíveis criadouros em locais públicos e privados, promovendo também a conscientização sobre o descarte correto de resíduos.
Confira o que pode ser descartado no Ecoponto de Araranguá:
Pneus inservíveis
Eletrônicos
Vidros
Óleo de cozinha usado
Papelão
Plásticos
Metais
Ecoponto facilita descarte e contribui para o meio ambiente
O Ecoponto é um espaço mantido pela Administração Municipal, com o objetivo de oferecer à população um local seguro e correto para o descarte de pequenos volumes de resíduos recicláveis e perigosos.
Já materiais como entulho de construção, restos de poda, móveis e estofados antigos não são recebidos no local. Para esses casos, o morador deve contratar uma empresa especializada — atualmente, cerca de cinco atuam em Araranguá prestando esse tipo de serviço.
Serviço: veja onde e quando utilizar o Ecoponto
O Ecoponto de Araranguá está localizado na rua Amaro José Pereira, próximo ao Guinho’s Pizzaria. O horário de funcionamento é:
Das 8h às 12h
Das 13h30 às 17h30
A prefeitura reforça a importância da participação da comunidade para manter a cidade limpa e segura, principalmente no combate à dengue.