TUBARÃO/CRICIÚMA
A Federação Catarinense de Futebol, por meio da Comissão de Arbitragem/CA-FCF, inicia amanhã a realização do Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol. O projeto, idealizado pela CA-FCF, será executado em quatro polos regionais: Grande Florianópolis; Sul; Oeste/Meio-Oeste/Planalto Serrano; e Vale do Itajaí / Norte.
O primeiro polo a receber as atividades teóricas e práticas será das Ligas Não Profissionais da Região da Grande Florianópolis, a partir de amanhã. As atividades práticas estão agendadas para a pista sintética da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e as atividades teóricas ocorrerão no Auditório do CDS da universidade.
O objetivo do Ciclo é repassar e atualizar, de forma sistemática, o conteúdo das Diretrizes Técnicas e do Livro de Regras do Futebol 2017/2018, bem como as orientações gerais da CA-FCF, para todos os membros do quadro de arbitragem catarinense, visando uniformização dos critérios das equipes de arbitragem nas competições estaduais e regionais e, consequentemente, o aperfeiçoamento e a qualificação do quadro. O foco das atividades é para a Regra 11: Impedimento e para a Regra 12: Faltas e Incorreções.
A metodologia e a carga horária do treinamento estão baseadas nas orientações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fédération Internationale de Football Association (Fifa). As atividades práticas terão direcionamento à modernização da arbitragem, atualizada, independente, que busca conhecer o desenvolvimento tático do jogo e a evolução técnica da arbitragem. As atividades teóricas consistem principalmente na realização de dinâmicas com análises de vídeos-testes de lances e marcações em situações consideradas de alta dificuldade, caracterizadas como “ajustadíssimas” no meio da arbitragem.
A aplicação para árbitros envolve deslocamento, posicionamento, ângulo de visão, conceitos técnicos para interpretação das situações de mãos, faltas, entradas, faltas táticas, controle da área penal, leitura tática de jogo e antecipação e trabalho em equipe nas situações de Regra 11 e 12.
Já a aplicação das instruções para assistentes tem direcionamento para posicionamento, deslocamento (corridas frontais, laterais), ângulo de visão, alinhamento com o penúltimo defensor ou a bola, nas situações de Regra 11 (Interferir no jogo, no adversário e ganhar vantagem) e Regra 12 (faltas dentro e fora da área, trabalho em equipe, contato visual); passagem rápida (saída do zagueiro e entrada do atacante).

