Asfaltamento da Serra do Corvo Branco atinge 30% e avança com novo ritmo

FOTOS Governo do Estado Divulgação Notisul

A pavimentação do trecho de 9,4 km da SC-370 entre Urubici e Grão-Pará, na Serra do Corvo Branco, chegou a 30% de execução até abril. A obra, dividida em três segmentos, está acelerada e segue dentro do cronograma, com previsão de conclusão até fevereiro de 2026. O investimento total é de R$ 50 milhões, dos quais R$ 15 milhões já foram aplicados.

Segmentos da obra recebem intervenções complexas e simultâneas

Dividida em três partes, a obra da SC-370 inclui:

  • Segmento 1: De Urubici até o corte da montanha (5 km)
  • Segmento 2: Corte da montanha (1,4 km), com reforços em contenções e uso de concreto e aço
  • Segmento 3: Do outro lado do corte até Grão-Pará (3 km), com base já pronta para asfalto

A instalação da usina de asfalto já começou no canteiro de obras, e a aplicação do revestimento deve iniciar em até três meses.

Solo frágil exige soluções técnicas para garantir segurança

Em razão da baixa capacidade de suporte do solo, o projeto utiliza macadame com até 1,5 metro de altura em alguns pontos. No trecho da montanha, as contenções exigem perfurações com barras de aço de até 5 metros, concreto e telas de alta resistência. Também estão sendo instaladas barreiras de impacto para evitar deslizamentos.

Obra inclui túnel falso e viaduto após danos das chuvas de 2022

Entre as chamadas obras de arte especiais, estão previstas a construção de um túnel falso e um viaduto de meia encosta em áreas afetadas pelas chuvas de maio de 2022. A pavimentação da Serra do Corvo Branco é uma demanda antiga da região e é considerada estratégica para o turismo e a logística da Serra Catarinense.

Visitação segue liberada parcialmente e obra está no cronograma

Apesar da interdição total desde 10 de março para veículos subirem ou descerem, o acesso ao corte da montanha está permitido no sistema “pare e siga” pelo lado de Urubici. A medida agiliza os trabalhos, mesmo com o fluxo constante de visitantes. Nos trechos 1 e 3, a drenagem está praticamente concluída. No trecho 2, ocorre limpeza, alargamento de plataforma e detonações com massa expansiva.