Jaguaruna
A semana será de grande movimento na costa de Jaguaruna. Isso porque a Laje da Jagua receberá a elite do surfe de ondas grandes brasileira, para o Desafio Mormaii de Ondas Grandes: Laje da Jagua.
O evento, que oferece ao vencedor uma premiação de R$ 7 mil, será realizado na remada e conta com o período de espera entre 20 de maio e 31 de outubro de 2013. Outros dois eventos já foram disputados no local, ambos de tow in, realizados em 2006 e 2011, vencidos pela dupla Carlos Burle e Eraldo Gueiros, respectivamente.
A Laje da Jagua é uma área sobre uma montanha submersa a 5,3 quilômetros da costa de Jaguaruna, famosa pela formação de ondas gigantes, e que entrou para o cenário nacional em 2003, após ser desbravada de pelo surfista Zeca Scheffer, já falecido.
Zeca também se aventurou remando na Laje e dará nome a um prêmio especial, um troféu oferecido ao atleta com a maior aprovação do evento. O Troféu Zeca Scheffer será entregue ao vencedor após uma votação realizada pelos próprios surfistas, tendo em vista os critérios atitude, motivação e companheirismo.
Como o local fica em alto mar, serão necessárias diversas embarcações para realizar o evento. A competição contará com a fiscalização e orientação da Capitania dos Portos de Laguna. A Associação de Tow-In de Jaguaruna (Atowinj), realizadora do desafio, vai monitorar a entrada das ondas em Jaguaruna para efetuar a chamada dos competidores.