Tempo de leitura: 3 minutos
A campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina já aplicou 191.584 doses até o momento. A ação faz parte da Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os municípios catarinenses.
O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e proteger a população contra doenças imunopreveníveis. Segundo a secretaria, a faixa etária mais imunizada até agora é a das crianças menores de um ano, com 59.415 doses aplicadas.
Durante o período da campanha, todas as salas de vacinação dos municípios permanecem abertas para receber crianças e adolescentes, com avaliação da situação vacinal e aplicação de doses em atraso, conforme o calendário nacional.
Vacinas disponíveis e importância da imunização
Entre as vacinas ofertadas estão as que protegem contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV, entre outras. A SES reforça que a vacinação é uma ação contínua e que as unidades de saúde seguem disponíveis para atualização da caderneta.
“A vacinação é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. Manter a caderneta em dia é um ato de cuidado e responsabilidade com a saúde individual e coletiva”, destaca João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).
Atenção também para outras faixas etárias
Devido ao risco contínuo de reintrodução do sarampo, o Estado também intensifica a vacinação para a população de 12 meses a 59 anos, com a dose zero e a busca ativa de não vacinados.
“Além de crianças e adolescentes, a campanha vai oportunizar a vacinação contra o sarampo e o resgate de não vacinados com a vacina HPV para atualização destas vacinas, de qualquer pessoa da idade recomendada”, reforça o diretor da Dive.

