Nesta terça-feira (11), cinco baleias-franca adultas foram avistadas entre a Barra de Ibiraquera e o canto da Praia da Ribanceira, em Imbituba. A presença antecipada desses gigantes marinhos na região surpreende e anima pesquisadores e moradores.
Desde o dia 23 de maio, as baleias-franca já podem ser vistas em Imbituba. A primeira avistagem da temporada foi na Praia do Rosa, o que marca um início precoce comparado ao ano passado, quando as baleias foram avistadas apenas em junho. Segundo Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, estes avistamentos são um bom presságio para a temporada anual, que oficialmente ocorre de julho a novembro.
Em 2023, Imbituba registrou um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense, com 225 avistamentos, ficando atrás apenas de 2018, que registrou 273 baleias, incluindo mães e filhotes. Esses números refletem o sucesso dos esforços de preservação e monitoramento na região.
Imbituba também é conhecida por suas ações de preservação das baleias. O Museu da Baleia, localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada), recebe visitantes diariamente e exibe artefatos históricos usados na pesca da baleia, além de ossos e um esqueleto de Jubarte montado. O museu é um ponto importante para a educação ambiental na região.
O Museu da Baleia de Imbituba está aberto de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h. Para agendar visitas de grupos maiores, basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.
Portal Notisul
