FOTO BM/SRL Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 2 minutos
Investimento de R$ 30 mil amplia o acervo com obras literárias e materiais educativos para estudantes, professores e comunidade.
A Biblioteca Municipal de Santa Rosa de Lima recebeu mais de 600 novos livros, adquiridos pela Prefeitura com investimento de R$ 30 mil. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar da ex-deputada estadual Ada De Luca (MDB), destinada durante a legislatura de 2019 a 2023.
A entrega oficial ocorreu nesta quarta-feira (4), no Centro Educacional Santa Rosa de Lima, onde funciona a biblioteca. A solenidade contou com a presença da prefeita Siuzete Vandresen Baumann, da secretária de Educação e Desporto, Leonete Schmidt, da diretora da unidade, Heloísa Assing, além de professores e estudantes da rede municipal.
Acervo contempla diferentes faixas etárias
Entre os novos títulos estão clássicos como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e a coleção As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. O acervo também inclui obras da literatura brasileira e estrangeira, além de materiais sobre ciências, neurodivergência, diversidade e formação docente.
“É uma grande felicidade para toda a comunidade escolar receber esses novos livros. São edições de ótima qualidade, que estimularão ainda mais a leitura e também a formação dos nossos professores”,
destacou a diretora Heloísa Assing.
Durante a entrega, a prefeita Siuzete Vandresen Baumann ressaltou a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, incentivando os estudantes a reduzirem o tempo diante das telas.
“Através do livro, a gente pode viajar para qualquer lugar do mundo, podemos aprender sobre muitas coisas e nos divertir, sem a necessidade de estarmos o tempo todo conectados a um celular”,
afirmou.
Biblioteca atende toda a comunidade
Embora esteja localizada no Centro Educacional, a Biblioteca Municipal é aberta ao público em geral. Em 2025, o espaço passou por uma reestruturação para oferecer melhores condições de atendimento.
Segundo a secretária Leonete Schmidt, a mudança permitiu substituir uma sala pequena por um ambiente mais adequado e confortável para os usuários.
A chegada dos novos exemplares amplia as opções de leitura e pesquisa, fortalecendo o acesso à literatura e aos materiais educativos no município.

