Na quinta-feira (26), o bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, CS, participou de uma audiência privada com o Papa Leão XIV no Vaticano. O encontro aconteceu na Sala do Consistório, em Roma, e reuniu outros bispos Redentoristas e Scalabrinianos. Em tom de gratidão e emoção, Dom Adilson expressou seu carinho pelo Pontífice e levou as orações da comunidade catarinense.
A audiência fez parte da agenda de Dom Adilson em Roma, que também incluiu sua participação no Jubileu dos Bispos, realizado no dia anterior, quarta-feira (25). O bispo segue em viagem até o dia 4 de julho.
Papa reconhece importância das Congregações na missão da Igreja
Durante a audiência, o Papa Leão XIV destacou a importância dos Institutos Religiosos, como os Scalabrinianos, no fortalecimento da missão da Igreja Católica. O Pontífice agradeceu a dedicação das Congregações ao cederem membros para a missão episcopal, mesmo diante da escassez de vocações:
“A Igreja é grata aos seus Institutos, que — através da nomeação de Bispos dentre seus membros — fizeram um sacrifício significativo (…). O serviço à Igreja universal é a maior graça e alegria para qualquer Família religiosa.”
Bispo reforça papel da Diocese de Tubarão e da Pastoral do Surdo
Durante o encontro, Dom Adilson se apresentou ao Papa como bispo da Diocese de Tubarão e referencial nacional da Pastoral do Surdo. Em relato à Comunicação da Diocese e à Rádio Tubá, ele destacou o momento de profunda emoção ao saudar o Papa:
“No final da minha saudação, beijei sua mão como se fosse a própria Diocese de Tubarão fazendo esse gesto ao Santo Padre.”
Dom Adilson é missionário scalabriniano desde 1979
O bispo pertence à Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, tendo ingressado no seminário em 1979. A vocação missionária o acompanha desde então, sempre voltado à evangelização e inclusão, especialmente de migrantes e minorias sociais.
Sua presença na audiência com o Papa representa o compromisso da Diocese de Tubarão com a missão da Igreja no Brasil e no mundo, levando a espiritualidade local até o coração da Igreja Católica.