Mais de 500 vagas foram criadas neste ano. Além dos setores produtivos, a Capital do Vale é reconhecida pela economia consolidada por meio do agronegócio
TUBARÃO
Conhecido por seu espírito empreendedor, Braço do Norte lidera o ranking em geração de empregos na Amurel, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
De acordo com o Caged, o município criou, até agosto de 2017, 550 empregos, mais do que o triplo em relação ao ano de 2016, que foi de 160 colocações no mercado de trabalho. Para o prefeito Beto Kuerten Marcelino, o índice é também resultado do trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), que atua na Central do Cidadão.
Beto destacou o compromisso assumido por meio do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que concederá, hoje, o primeiro certificado para que o Frigorífico 3 Irmãos, possa comercializar seus produtos de origem animal fora do Estado, uma exigência do Ministério da Agricultura e Cidasc. A prefeitura tem participação na contratação de um médico veterinário para a inspeção.
Beto também salientou a participação dos membros do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), ativos voluntariamente nas ações do município. “Pensando no empreendedorismo da nossa população, assinamos, na última semana, o Bem Mais Simples SC, que vai facilitar os trâmites burocráticos para abertura, fechamentos e alterações nos contratos sociais e estatutos das empresas”, destaca o prefeito, e ainda salienta que as iniciativas privadas e públicas devem andar juntas. “Esse posicionamento também é resultado do esforço dos nossos empreendedores, que trabalham dia a dia, pagam seus impostos e geram empregos e renda”, reconhece.
Agronegócio será evidenciado
Braço do Norte, além de gerar empregos em diversos setores, também se destaca no agronegócio, que representa cerca de 42% da economia. O município é considerado o maior criador da raça Jersey, com mais de 20 mil cabeças de gado leiteiro. Além disso, realiza a maior exposição da espécie na América Latina, na Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região (Feagro).
Em função disso, a cidade recebeu o título de Capital Nacional do Gado Jersey por meio do Projeto de Lei 3838, aprovado na Câmara dos Deputados. A maior bacia leiteira catarinense está localizada exatamente em Braço do Norte, que possui cerca de 540 propriedades rurais nesta atividade e produção de aproximadamente 80 mil litros de leite por dia.
Para evidenciar o título, hoje a prefeitura, em parceria com a Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos da Região Sul (ACCB) entregará um Painel de Registro Histórico às entidades e lideranças políticas locais. A solenidade ocorre às 16h30 no salão de eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com o secretário de agricultura Adir Engel, o painel é uma das estratégias de valorização do setor. “Precisamos valorizar esse título nacional. O painel ficará exposto nas empresas e entidades da cidade, pois contamos com mais de mil propriedades que trabalham com o gado no município. Uma próxima etapa é destacar o agronegócio no portal, que será construído na entrada de Braço do Norte”, relata.


