FOTO Bruno Amorim Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
Ondas consistentes e disputas acirradas marcaram o 46º AGS Open de Surf, realizado no domingo (1º), na Praia Central de Balneário Gaivota, no extremo sul de Santa Catarina. O grande campeão da categoria Open, principal da competição, foi André Luiz, surfista de Itapirubá, praia localizada no limite entre Imbituba e Laguna.
O evento aconteceu em um dia de sol, com ondas de até 4 pés (cerca de um metro) de boa formação, principalmente durante a manhã. Mesmo com a entrada do vento à tarde, o mar manteve condições adequadas para a realização das baterias finais.
Virada emocionante na final da categoria Open
Na final da Open, André Luiz garantiu a vitória nos minutos decisivos, ao surfar uma onda que rendeu 4,9 pontos, virando o resultado sobre João Carlos Ely, surfista de Tubarão, que treina nas praias de Laguna.
O atleta profissional Ricardo Kjellin, de Torres, chegou a liderar parte da bateria final, mas terminou na terceira colocação. Em quarto lugar ficou João Rafael, surfista da Praia da Joaquina, em Florianópolis.
Destaques nas categorias de base e local
Na categoria Sub-18 (antiga Júnior), João Rafael repetiu a vitória conquistada no dia anterior em Balneário Arroio do Silva e sagrou-se campeão. Pedro Galvan, surfista local, ficou em segundo, seguido por Davi Ferreira em terceiro e Maria Heizen em quarto.
Na categoria Local, Ruan Guimarães venceu ao virar a bateria nos minutos finais sobre Bruno Gonzaga. André Minato terminou em terceiro, enquanto Jefferson Rocha, pai de Ruan, ficou em quarto lugar.
Experiência em destaque na categoria 40+
Na categoria 40+, o campeão foi Ícaro Martins, surfista de Barra da Lagoa / Praia Mole, que voltou a vencer na região. Jefferson Rocha, aos 50 anos e pai de cinco filhos, foi o segundo colocado e destaque da prova, chegando a duas finais na praia onde surfa desde o início dos anos 1990.
Leonardo Lumertz, surfista de Balneário Gaivota/Sombrio radicado em Florianópolis, ficou em terceiro, e Diego Limão terminou em quarto.
Talentos femininos e categorias Sub-14 e Sub-12
Na categoria Sub-14, o destaque foi Maria Heizen, de Laguna, campeã brasileira e catarinense Sub-12, que venceu Rafael Acom, local da Praia do Santinho, atual campeão catarinense Sub-12. Kallebe Bressan ficou em terceiro e Pedro Biscione em quarto.
Já na categoria Sub-12, Rafael Acom foi o campeão, seguido por Joaquim Rocha (2º), Kauai Martins (3º) e Pietro Raupp (4º).
No Feminino, Maria Heizen voltou ao lugar mais alto do pódio em sua terceira final do evento, confirmando o grande desempenho. Fernanda Máximo foi a vice-campeã, seguida de Isadora Santos (3º) e Kananda Martini (4º).
Evento homologado e apoio institucional
O campeonato foi homologado pela Federação Catarinense de Surf e organizado pela Associação Gaivota de Surf (AGS).
O evento foi apresentado por Vida Marinha e Mega Luz, com patrocínio de Super Moniari, Gastrô e Agência Extend, além do apoio da Prefeitura de Balneário Gaivota.
