FOTO CBMSC Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 2 minutos
O 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), com sede em Tubarão, registrou 33 ocorrências entre as 6h de domingo (12) e as 6h desta segunda (13), em cidades do Sul de Santa Catarina. O batalhão cobre 12 municípios da região e coordena as viaturas por meio de uma central unificada instalada em Tubarão, responsável por acionar o recurso mais próximo de cada ocorrência.
Maior parte dos atendimentos foi de natureza médica
De acordo com o relatório operacional, 22 das ocorrências foram de atendimento pré-hospitalar, como desmaios, crises convulsivas, quedas, acidentes vasculares cerebrais e transportes de pessoas acamadas. Esses registros seguem como o tipo de atendimento mais frequente no dia a dia dos bombeiros militares.
Acidentes de trânsito somam seis casos
Os bombeiros também atenderam seis acidentes de trânsito, incluindo colisões, quedas de motocicleta e atropelamentos. Em dois casos, foi necessário apoio do Samu para transporte de vítimas ao hospital.
Combate a incêndios e salvamentos
Foram registrados dois incêndios — um em área residencial e outro em vegetação —, além de um salvamento e resgate, envolvendo a retirada de um animal em situação de risco.
Outras atividades e ações preventivas
Outros dois atendimentos classificados como “diversos” envolveram ações de prevenção e palestras educativas, além de captura de abelhas em área urbana.
O 8º BBM cobre os municípios de Garopaba, Imbituba, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Armazém, Braço do Norte, São Ludgero, Orleans, Lauro Müller e Jaguaruna, além de localidades vizinhas, garantindo cobertura integral em casos de emergência.