Carolina Carradore
Tubarão
Se tudo der certo, em breve o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) caminhará de mãos dadas com o Corpo de Bombeiros. A ideia no estado é fazer com que toda a estrutura do Samu ocupe o prédio do Corpo de Bombeiros. Tudo depende, claro, da estrutura de cada unidade.
Em Tubarão, o assunto será discutido na próxima terça-feira, pelo secretário de desenvolvimento regional, Haroldo Silva, o Dura, a gerente regional de saúde, Maria Lúcia Mattos Gomes, e a gerente estadual do Samu, Cristina Pires.
Para abrigar a unidade básica do serviço, que é de responsabilidade da prefeitura, o Corpo de Bombeiros de Tubarão firmou convênio com o município. Assim, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, major Carlos Moisés da Silva, haveria um repasse de verba para o Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (Funrebom) para manter a equipe do Samu nas instalações do estado.
A ideia é acomodar a unidade básica do Samu no posto avançado do CB que será construído no bairro Oficinas. Já a unidade avançada, poderia ser alojada na sede atual dos bombeiros.
O major Moisés avalia como vantajosa a união dos dois órgãos de atendimento em um único espaço. “Além de economia tanto para o estado como para o município, evitaria que as duas unidades atendessem um acidente. Ambos trabalhariam em acordo”, afirma.
UTI móvel condenada
Já há algum tempo, a unidade básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está parada no pátio da secretaria de saúde da prefeitura de Tubarão. O veículo extrapolou os quilômetros rodados permitidos para realizar atendimentos de urgência e foi ‘encostado’.
Segundo o secretário de saúde da prefeitura, Roger Augusto Vieira e Silva, o estado entregará um novo veículo para o Samu de Tubarão. Enquanto a doação não chega, outro carro foi emprestado para continuar o serviço. Após a aquisição da nova ambulância, a unidade atual será doada para o município e utilizada para atendimentos nos postos de saúde.

