Tubarão
O único curso de combate a incêndio do sul do estado este ano é ministrado por sete instrutores altamente gabaritados do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Dezenove militares de Tubarão, Criciúma, Tocantins e de outras cidades da Amurel participam do treinamento intensivo.
Durante duas semanas, os profissionais estarão no Campo de Instrução São João, do Exército, no bairro Bom Pastor, em Tubarão. As aulas iniciaram seguem até a próxima quinta-feira. Novas técnicas de combate são proferidas pelos instrutores. Um contêiner é utilizado para simular combates a incêndio em casas, salas comerciais, aviões e até navios. São 120 horas de aula.
A partir de segunda-feira, o grupo acampará no local para simular combates noturnos. “É um treinamento intensivo. Focamos os trabalhos em grupo e individual. Utilizamos novas roupas que permitem uma melhor aproximação do fogo, sempre atentos à segurança dos bombeiros”, explica o tenente Rafael Fortunato Camilo, do 8º Batalhão dos Bombeiros Militares de Tubarão.
O capitão Marcos Aurélio Barcelos, um dos instrutores, também do batalhão local, esclarece que o objetivo do curso é preparar os profissionais com as novas técnicas e atualizá-los. “São aulas difíceis e exige um bom condicionamento físico”, resume Barcelos.

