
Zahyra Mattar
Laguna
No começo da noite de quarta-feira, a comunidade do Farol de Santa Marta espantou-se com o aparecimento de um boto na orla da Prainha. O animal, uma fêmea de aproximadamente 1,20 metro, estava com algumas marcas pelo corpo, provavelmente provocadas por batidas em pedras.
Os pescadores tentaram reanimar o animal. “Fizemos a primeira tentativa e não deu certo. Na segunda, ela nadou e foi embora. Hoje (ontem) de manhã, ela estava encalhada no mesmo lugar”, detalha o presidente da ONG Rasgamar, João Batista Andrade.
A APA da Baleia Franca e a Polícia Militar Ambiental em Laguna foram acionados para ajudar. Após cinco tentativas, ‘a bota’ conseguiu sair do lugar e nadar para alto mar. “Não houve mais sinal dela. Acredito que tenha conseguido. Mas vamos ficar de olho e amanhã (hoje) vamos vistoriar todas as praias”, antecipa João.
As causas do encalhe serão investigadas. Existem duas hipóteses, por ora. Uma é que o animal estivesse cansado. A outra é que esteja doente. “O boto é um animal acostumado com baixas profundidades. Encalhes não são comuns”, afirma a responsável pelo protocolo de encalhe de animais marinhos da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira.