Rafael Andrade
Tubarão
Os motoristas precisarão de muita paciência ao pegar a estrada em direção às festas de Momo. A BR-101, no trecho sul, é uma das mais movimentadas da região e deve ficar ainda pior neste feriado. O registrado na noite desta sexta-feira ilustra bem esta afirmação: por volta das 23 horas, 40 mil veículos estavam parados, literalmente, sobre a pista da rodovia entre Tubarão e o trevo de acesso a Laguna.
A boa notícia é que até este horário nenhum acidente ocorreu. A explicação para isso é óbvia: a velocidade média dos veículos não passou de 15 quilômetros por hora na maioria do trecho. Conforme estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Tubarão, o movimento não deve ser menor neste fim de semana. Uma viajem entre Tubarão e Laguna, por exemplo, que em dias normais é feita em meia hora, pode demorar mais de três horas. Para evitar o pesadelo, a dica da PRF é que o motorista busque horários alternativo, como a madrugada, quando o movimento é menor.
“Mas nada de beber e isto serve apenas para quem esta descansado”, avisa o inspetor dos patrulheiros, Teodoto José Tonon. A PRF realizará a fiscalização em diversos pontos da BR-101 e estará em pontos estratégicos para flagrar os apressadinhos. “Estamos com reforço no efetivo e com mais viaturas para garantir a segurança de todos. Estamos muito atentos aos infratores e flagra será sinônimo de multa”, alerta o inspetor.

