Zahyra Mattar
Tubarão
Ainda com a previsão nada boa do retorno da chuva em Santa Catarina hoje, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) mantém, pelo menos até o próximo mês, as metas de duplicação do trecho sul da BR-101, anunciadas no mês passado pelo diretor-geral do órgão, Antonio Pagot: entregar toda a parte contratada da obra até dezembro do próximo ano.
Em alguns trechos, é possível avançar com os trabalhos mesmo com chuva. Em outros – caso de estaqueamentos e terraplenagens -, são necessários pelo menos 60 horas de sol (após o término da chuva) para reinício e continuidade da atividade. “Se tivermos 25 dias seguidos sem chuva no próximo mês, é possível recuperar estes dias em que as obras foram mínimas por conta das chuvas”, assegura o assessor do Dnit, Breno Maestri.
Breno embasa a confirmação no fato do atual cronograma estipulado pelo Dnit às empreiteiras já contemplar os dias de chuva previstos para este ano. “Qualquer mudança somente ocorrerá se no próximo mês tivermos mais de 20 dias de chuva”, atesta Breno.
Mais uma licitação para
obra será feita no trecho sul
Uma nova licitação precisará ser feita para o avanço das obras no contorno de Araranguá, no extremo sul catarinense. Isto porque a alteração feita no projeto original do trecho foi muito grande. Até então, o local seria duplicado como o restante da rodovia. Depois, houve a necessidade de fazer os elevados.
O primeiro, de 1,7 quilômetro, em Maracajá, já foi construído. Assim como o segundo, menor – de 300 metros. As duas obras já consumiram 12,162 mil metros cúbicos de concreto e 2,2 toneladas de aço. A licitação será para o terceiro, de pouco mais de dois quilômetros. Ainda não há prazo de quando isto será feito.
O mais provável é que seja lançada juntamente com as outras três obras especiais não licitadas: o túnel de 550 metros no Morro do Formigão, em Tubarão, a ponte esteiada na Lagoa de Cabeçudas, em Laguna, e o túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Com isso, há projeção que a totalidade das obras do trecho sul da BR-101 termine em meados de 2012, sete anos após o efetivo início (em 2005). Já as obras licitadas (as que estão em execução neste momento), têm previsão de término em dezembro do próximo ano.

