A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Braço do Norte promove neste sábado, 10 de maio de 2025, das 9h às 15h, uma ação especial de coleta de lixo eletrônico na Praça Padre Roher, no Centro da cidade. A iniciativa é gratuita, aberta ao público e faz parte das atividades do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos e estimular o cuidado com o meio ambiente.
Diversos itens eletrônicos serão recolhidos gratuitamente
A ação é voltada a todos que tenham em casa aparelhos eletrônicos danificados ou sem uso e não sabem como descartá-los corretamente. Confira a lista de itens que podem ser entregues no ponto de coleta:
- Televisores, aparelhos de som, DVDs, Blu-rays, home theaters
- Celulares, smartphones, tablets
- Computadores, notebooks, impressoras, monitores, teclados
- Câmeras digitais, videogames, fones de ouvido
- Pilhas, baterias de celulares, carregadores e cabos
A equipe da Fundação reforça que não serão aceitos resíduos de grandes volumes industriais.
Também haverá coleta de óleo de cozinha usado
Além dos eletrônicos, o evento também receberá óleo de cozinha usado. O material recolhido será destinado corretamente para evitar que seja descartado em pias ou ralos, o que causa danos ao meio ambiente e pode entupir tubulações.
Conscientização ambiental e participação cidadã
A campanha faz parte das ações da Fundação Municipal do Meio Ambiente para fortalecer a educação ambiental e mobilizar a população para atitudes mais conscientes. A expectativa é que o evento envolva centenas de moradores e ajude a reduzir significativamente o descarte inadequado de resíduos na cidade.