Braço do Norte
Braço do Norte irá se tornar referência nacional em xadrez. Com cada vez mais conquistas dos competidores do município, o próximo passo é a construção de um local específico para a prática. O Rotary Clube se prepara para levantar o “Quiosque do Xadrez”.
Segundo o presidente do Rotary de Braço do Norte, Deivid Costa Rodrigues, o objetivo do espaço é incentivar os moradores a praticarem o xadrez.
“A ideia partiu de um companheiro nosso que ensina xadrez nas escolas do município. Treina os alunos fora do horário e já conseguiu botar pessoas em campeonatos nacionais. E o nosso objetivo é incentivar ainda mais o pessoal daqui”, destaca.
O espaço já foi cedido pela prefeitura, e será construído na Praça da Família.
“Estamos desde o ano passado, levantando fundos para aplicar o projeto. Estamos só esperando mesmo o aval da prefeitura para começar a construir. Eles tem alguns outros projetos na praça e precisam terminar para liberar o nosso”, explica o rotariano.
O projeto do espaço foi feito pelo arquiteto Nico Casagrande, que buscou a originalidade aliada a sustentabilidade.
“O projeto em si tinha como objetivo dar suporte ao clube de xadrez de forma a estimular o esporte, de modo que também tivesse função de local de estar e lazer nessa praça da família. Buscamos isso através da própria forma que remete a uma peça (torre). E também teve a preocupação de usar materiais sustentáveis, como laje verde, telha reciclada e madeira de reflorestamento, além do uso bruto do concreto para dar durabilidade por se tratar de algo de uso público”, revela.
Segundo o presidente do Rotary, a previsão é que, assim que iniciada, a obra dure cerca de 90 dias.
“O projeto é aquele, para ser referência do Brasil em sentido de xadrez”, completa.