FOTO Fernando Sobrio Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Câmara de Vereadores de São Ludgero entregou, na noite desta segunda-feira (17), a Moção de Aplausos nº 26/2025 ao Cabo da Polícia Militar Jadson Wanderlinder Assing. A homenagem reconhece oficialmente o ato de bravura, coragem e humanidade do policial, que salvou a vida de uma mulher que tentava se jogar da Ponte Rosiney da Silva Walter, em 25 de outubro de 2025.
O gesto heroico ocorreu enquanto o militar estava fora de serviço, acompanhado da família. Ao perceber a mulher em forte estado emocional e já escalando a grade de proteção da ponte, o Cabo Jadson reagiu imediatamente: parou o veículo, correu até a vítima e conseguiu alcançá-la no momento em que ela estava parcialmente do lado externo da estrutura.
Com rapidez, firmeza e sensibilidade, o policial retirou a mulher da grade e a manteve em segurança até a chegada das equipes de emergência, impedindo que a situação evoluísse para uma tragédia. A ação evidenciou o compromisso dos profissionais da Polícia Militar de Santa Catarina com a preservação da vida.
Reconhecimento ao ato de bravura
A Moção foi proposta pelo vereador Marcos Souza (PSD), que destacou o comportamento do militar como “um verdadeiro exemplo de cidadania, profissionalismo e dedicação ao próximo”, ressaltando que servir à comunidade vai muito além do horário de serviço.
A cerimônia ocorreu no Plenário Vereador Luiz Bianco e contou com a presença do Comandante da PM em São Ludgero, Sargento Fernando Martins Locks, além de colegas de farda e familiares do Cabo Assing.

