FOTO SCPAR Porto de Imbituba Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Cais 3 do Porto de Imbituba está passando pela maior intervenção estrutural desde sua construção, em 1979. O investimento, de aproximadamente R$ 95 milhões, vai recuperar, reforçar e ampliar a estrutura, com previsão de conclusão para 2027. A modernização permitirá o recebimento de navios maiores e ampliará a capacidade operacional do complexo portuário, responsável atualmente por cerca de 30% das movimentações do Porto.
A obra é conduzida pela SCPAR Porto de Imbituba, com execução da CEJEN Engenharia e gerenciamento da ESTEL Engenharia, contratadas via licitação. O projeto prevê o aumento do comprimento do cais de 245 para 271 metros, permitindo a atracação de embarcações de até 270 metros, contra o limite atual de aproximadamente 200 metros. A atualização inclui ainda novos equipamentos, melhorias na pavimentação, drenagem e sistemas de contenção.
Quatro fases de execução
A intervenção foi dividida em quatro etapas que incluem:
execução de colunas de contenção;
construção de dolfins para atracação e amarração;
reforço do solo e da laje;
pavimentação em concreto da retroárea;
instalação de sistemas modernos de defensas.
Na fase final, será necessária a interrupção temporária das operações do Cais 3 por até cinco meses — período que está sendo reavaliado para possível redução. Durante essa etapa, o trecho central do berço ficará impossibilitado de receber navios simultaneamente.
Atenção especial ao meio ambiente
A modernização do Cais 3 ocorre com monitoramento ambiental contínuo. O Porto mantém programas de controle de:
qualidade das águas oceânicas e subterrâneas;
biota aquática;
sedimentos;
ruídos subaquáticos;
qualidade do ar;
gestão de resíduos.
Um dos destaques é o acompanhamento das baleias-francas, espécie símbolo da região. Há 17 anos, o Porto realiza monitoramento terrestre e aéreo durante a temporada migratória, de julho a novembro. A região integra a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.
Durante a obra, procedimentos adicionais foram adotados. Áreas de controle têm níveis diferentes de alerta: se uma baleia se aproximar durante o uso de martelos vibratórios ou bate-estacas, as atividades são suspensas ou ajustadas conforme a proximidade do animal.
“Essa obra simboliza o compromisso do Governo do Estado com a infraestrutura e a competitividade logística de Santa Catarina. A ampliação do Cais 3 é estratégica para atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer o papel do Porto de Imbituba como vetor de desenvolvimento, sem abrir mão da sustentabilidade”, afirma Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
Porto mais competitivo e preparado para o futuro
Com a modernização, o Porto de Imbituba avança na capacidade de atender maiores volumes e diferentes tipos de cargas, ampliando seu potencial logístico no Sul do Brasil. A obra ocorre inteiramente dentro da área portuária, sem impacto externo à poligonal.
“Estamos realizando a maior obra da história do Porto de Imbituba, com foco no futuro da logística portuária em Santa Catarina. A modernização elevará o padrão técnico do complexo, permitindo o recebimento de navios maiores e mais modernos, sempre com responsabilidade ambiental”, destaca Christiano Lopes, diretor-presidente da SCPAR.

